Mais de 20 pessoas ficaram esta quarta-feira feridas e 39 foram detidas em protestos contra o governo na Venezuela, disse o líder de um grupo local de defesa dos direitos humanos. Entre os feridos, incluem-se três pessoas que foram atingidas por disparos na cidade de Maracaibo, disse Alfredo Romero, num dia de protestos contra o Presidente Nicolas Maduro, a braços com uma crise económica devastadora.

A mesma fonte, diretor do Forum Penal, uma Organização Não Governamental (ONG), afirmou na rede social Twitter que estes confrontos aconteceram em cinco dos 24 estados da Venezuela.

A oposição venezuelana, reunida na organização Mesa da Unidade Democrática (MUD), convocou esta quarta-feira uma greve geral de 12 horas para sexta-feira e uma manifestação junto ao palácio presidencial para 03 de novembro.

O anúncio foi feito pelo secretário executivo da MUD, Jesús Torrealba, no final de uma manifestação em Caracas que reuniu muitos milhares de pessoas em protesto contra o cancelamento judicial do processo de lançamento de um referendo sobre a destituição do Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Jesús Torrealba disse que a greve geral será “um protesto contra a violação do direito ao voto” e apelou para que na sexta-feira os venezuelanos “deixem as ruas vazias e o país deserto”, enquanto a Assembleia Nacional, o parlamento – dominado pela oposição e cujas deliberações têm sido sucessivamente invalidadas por via judicial a pedido de Nicolás Maduro -, “avança no caminho parlamentar para aprovar a separação de Maduro do seu cargo, por negligência”.

O presidente do parlamento, Henry Ramos Allup, anunciou a convocação da manifestação de 3 de novembro junto ao Palácio de Miraflores e afirmou que será pacífica, “mesmo que as forças repressivas do regime tentem impedi-la”.

“No dia 3 de novembro vamos notificar Nicolás Maduro de que o povo venezuelano o declara responsável de negligência no exercício das suas funções políticas”, disse Ramos Allup.