Com um mercado que continua a crescer face ao ano anterior, tendo visto as vendas aumentarem 14,9% de Janeiro a Setembro, atingindo um total de 158.926 unidades, é a Renault que continua no lugar da frente no capítulo das preferências do consumidor nacional. Depois de vender 1.555 automóveis em Setembro (mais 26,8% que em 2015) e mais de 19 mil no acumulado do ano, ninguém parece em condições de fazer frente ao construtor francês e aos seus invejáveis 12,2% do mercado.

De realçar que esta boa performance dos gauleses tem lugar numa fase em que a marca atravessa um período algo delicado em termos de ciclo de produto, pois se por um lado esteve à espera, até meados de Setembro, da chegada aos stands do renovado Clio, por outro acolheu apenas depois do Verão a carrinha Mégane, sendo que ambos são os seus modelos mais vendidos.

A 2ª posição, no mês e no acumulado, foi conquistada pela Peugeot, que cresceu 17,5% face aos primeiros nove meses de 2015 e comercializou 15.033 veículos. A VW ocupou o 3º posto, com menos 1.900 carros vendidos, sensivelmente o mesmo que transaccionou há um ano atrás.

Atrás dos três que mais vendem surge o primeiro construtor dito premium, mas não muito longe – com 12.106 unidades –, com a Mercedes a bater a BMW por menos de 1.000 veículos, ambas à frente da Audi, que é apenas 10ª.

Atrás dos dois fabricantes de luxo surge a Opel, a 6ª mais vendida, apesar de ter feito um mês particularmente fraco em Setembro, onde caiu 14,4%, seguida da Nissan, de longe a mais popular das marcas japonesas. Esta dupla é perseguida pela Fiat, a atravessar um bom período, que lhe permite crescer 20,4% em Setembro e 27,7% no acumulado do ano.

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