Começaram como um capricho, um tipo de veículo que se parecia a um jipe, mas que não possuía grande capacidade de evoluir em todo-o-terreno. Mas rapidamente estes jipes mais civilizados conquistaram o coração – e a carteira – dos consumidores. Cá e lá fora.

O caderno de encargos dos SUV, para a maioria dos construtores, passa por conceber um modelo que partilhe os elementos mecânicos dos automóveis convencionais – motor, suspensões e chassi, para conter o preço – e que se comporte em estrada como um deles, revelando-se eficaz em curva, ao contrário do que acontece com os jipes convencionais, e sendo comedido no peso, para não beliscar consumos e emissões. Depois é completar o cocktail com uma carroçaria mais alta e volumosa, com maior versatilidade interior e, sobretudo, com uma pitada de ar musculado, como que anunciando que é capaz de ir até ao fim do mundo e voltar.

Este apetecido mercado tem, entre nós, um líder destacado. Precisamente, o pequeno Captur, que herda grande parte das soluções do best-seller Clio. Depois de cativar mais 307 clientes em Setembro, o Captur lidera o segmento com 4.518 unidades vendidas desde o primeiro dia de 2016, o que lhe permite uma folga generosa de 16% sobre o seu mais directo rival, o incontornável Nissan Qashqai, que criou este nicho de mercado há uns anos atrás e ainda continua a gozar de uma imagem irrepreensível. Apesar de um preço obviamente superior, o Nissan apenas é ultrapassado pelo Renault, o que diz tudo sobre a sua popularidade.

Se o Captur lidera a geral a tabela das vendas, fá-lo de forma ainda mais confortável no seu subsegmento, o dos SUV compactos, aqueles cujo comprimento não ultrapassa em muito os 4 metros. O 2º no ranking (e 3º mais vendido) é o Peugeot 2008, que já conta com os serviços da nova geração a partir de Junho, mas continua com um acumulado no ano 30% inferior ao do seu rival.

Interessante o 4º lugar no ranking da Mercedes, com o GLA, batendo o Nissan Juke, o modelo que em tempos era o melhor entre os SUV compactos, e o Fiat 500X. Bom desempenho do Maxda CX3, à frente do BMW X1 e do Dacia Duster.

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