Esta sexta-feira a União Europeia enviou uma carta ao Facebook, WhatsApp e Yahoo, manifestando preocupações com a privacidade dos utilizadores e com a possível violação das regras europeias de proteção de dados.

A União Europeia tem dúvidas sobre os novos termos do WhatsApp, que permitem a partilha de informação referente aos utilizadores (incluindo números de telemóvel) com o Facebook (que adquiriu o WhatsApp em 2014). Os reguladores aconselham a suspensão do processo de troca de informação até que a “proteção legal” possa ser assegurada.

A Yahoo também está na lista de preocupações da União Europeia devido aos problemas divulgados recentemente, referentes a 2014 mas só confirmados no passado mês de setembro, em que a companhia foi vitima de um ataque que comprometeu mais de 500 milhões de contas de email.

Em resposta à União Europeia, um porta voz do WhatsApp afirmou: “Estamos a trabalhar com as autoridades responsáveis pela proteção de dados para darmos uma resposta”, acrescentando que a empresa contactou os reguladores antes da nova política de privacidade ser aplicada. A Yahoo ainda não deu qualquer de resposta.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR