A partir do dia 11 de novembro vai ser possível usar bitcoins para comprar um bilhete de comboio na Suíça. As moedas digitais criadas em 2008 vão passar a estar disponíveis apenas nas máquinas onde se adquirem os bilhetes — a iniciativa é da SBB, a empresa de caminhos-de-ferro do país, quem tem uma rede com mais de 1000 máquinas.

A experiência de trocar francos suíços por bitcoins vai ter uma validade de dois anos, de modo a perceber-se o nível de adesão tendo em conta essas moedas virtuais que não se veem, não se tocam e não se sentem.

As bitcoins são moedas encriptadas, ou seja, códigos, que vivem em carteiras digitais na web e que não são controladas por nenhum banco central ou Governo”, escrevia o Observador em outubro de 2014.

A SBB está a colaborar com a empresa de pagamentos digitais SweePay no projeto-piloto, que está cargo das transações, sendo que os clientes podem trocar entre 20 e 50o francos suíços por transação (18 e 460 euros, respetivamente).

Apesar de as bitcoins estarem associadas a um certo anonimato — além de permitirem a rápida movimentação de dinheiro em todo o mundo e de não exigirem o envolvimento de bancos ou taxas –, os clientes terão de identificar-se através do respetivo número de telemóvel suíço.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR