O comissário europeu que no mês passado disse no Parlamento que Portugal arriscava um segundo resgate, Günther Oettinger, está novamente no centro da polémica. Desta vez, o comissário alemão referiu-se a um grupo de chineses como “patifes de olhos em bico”. Poucos dias antes, o mesmo responsável foi criticado, também, por uma tirada contra o casamento gay na Alemanha.

Um vídeo amador publicado no Youtube mostra Günther Oettinger a descrever uma delegação do governo chinês como “nove homens, um partido e zero democracia”, em que todos tinham “o cabelo penteado da esquerda para a direita e sapatos pretos engraxados”.

Oettinger tem a pasta da economia digital mas foi esta semana nomeado para os assuntos orçamentais da UE, substituindo Kristalina Georgieva (rival de Guterres para a ONU, que saiu para o Banco Mundial). Após este vídeo, os seus críticos estão a dizer que Oettinger não tem o perfil adequado para o cargo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O discurso dirigia-se a um conjunto de líderes de negócios de Hamburgo, na Alemanha. Sebastian Marquardt, autor do vídeo que está a gerar polémica, disse à BBC que só começou a gravar depois de Oettinger, próximo de Angela Merkel, ter referido que eram “os patifes de olhos em bico” que mandavam no comércio internacional.

Oettinger já reagiu à controvérsia causada pelo seu discurso e pediu para que as declarações sejam vistas “no contexto”. Seja como for, o responsável garantiu que a sua intenção não era mais do que ter um discurso informal. “Foi uma expressão da gíria que não foi, de forma alguma, com intenção de ofender o povo chinês“, afirmou o comissário europeu, citado pelo Politico.

Poucos dias antes do discurso controverso, Oettinger foi, também, criticado por sugerir, de forma sarcástica, que um dia poderá haver uma lei para o “casamento homossexual obrigatório” na Alemanha. O casamento gay não é permitido no país, apenas as uniões civis, mas acredita-se que este será um tema importante para as eleições e para a próxima legislatura.

Este é o mesmo comissário que esteve no Parlamento português, no início do mês de outubro e comentou, quando pensava que ninguém o estava ouvir, que Portugal poderia vir a precisar de um segundo resgate. Porém, o alemão não fazia ideia que a emissão estava a dar em direto na AR TV.