786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Liga dos Campeões. Vida fácil para o Benfica e muiiiiito complicada para o Sporting

Este artigo tem mais de 5 anos

Probabilidade de o Benfica chegar à final (7,5%) é quase duas vezes superior à probabilidade de o Sporting (4%) chegar aos oitavos de final. Veja aqui as previsões para a quarta jornada da Champions.

i

Clive Brunskill/Getty Images

Clive Brunskill/Getty Images

Começa hoje a segunda volta da Liga dos Campeões. Até aqui já houve goleadas, surpresas e desilusões, mas ainda nada está decidido. Matematicamente qualquer equipa ainda pode passar a próxima fase e acalentar esperanças de levantar o troféu. Mas a partir desta jornada algumas equipas vão ficar pelo caminho.

A realidade das equipas portuguesas tem sido volátil. Depois de começarem com estatuto de favoritos, Benfica e Porto demoraram algum tempo a afirmarem-se. Apenas com as vitórias da terceira jornada conseguiram recuperar o estatuto de principais candidatos a passar à próxima fase. O Sporting logo no primeiro jogo passou em 5 minutos de uma das mais importantes vitórias do seu historial europeu para uma derrota dolorosa em Madrid e tem agora a sua vida bastante complicada, com apenas 4% de chances de passar à próxima fase.

O Benfica, claramente num bom estado de forma, é a equipa portuguesa com mais hipóteses de chegar longe neste torneio. A probabilidade de chegar à final (7.5%) é quase duas vezes superior à probabilidade de o Sporting chegar aos oitavos de final. Com Benfica e Porto com boas chances de chegarem aos “oitavos”, é bem provável que uma das duas equipas consiga fazer um brilharete europeu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No topo da Liga dos campeões, há alguma variação entre os favoritos, mas os cinco mais importantes têm estado à altura das expectativas. Parece haver alguma luta entre o Atlético e o Bayern pelo estatuto de terceiro favorito. No entanto, dado que qualquer uma destas equipas está com a qualificação quase fechada, este “campeonato do topo” só deve começar a mexer significativamente na fase das eliminatórias.

O detalhe da jornada

A jornada para o Porto e Benfica antevê-se como algo positiva, já que ambas as equipas são favoritas nos seus jogos. Com 60% de probabilidade de ganhar contra o Dinamo de Kiev, o Benfica pode quase fechar a qualificação para os oitavos de final. O Porto também parte como claro favorito na receção ao Club Brugge (63%). Vida muito mais complicada tem o Sporting, que está praticamente obrigado a ganhar ao Borussia Dortmund para manter as esperanças de qualificação para a próxima fase. O Borussia é claramente favorito no jogo (67%) pelo que vemos a Liga Europa como o mais provável destino europeu do Sporting esta época.

Nos outros destaques desta jornada, a equipa mais forte do torneio (Real Madrid) jogo contra a mais fraca (Legia), pelo que pode ser um bom jogo para ter debaixo de olho para um resultado avultado, ou talvez uma épica surpresa? O jogo da jornada talvez seja o Manchester City-Barcelona, onde a equipa inglesa parte uma vez em desvantagem e talvez mesmo traumatizada depois da goleada do último embate (0-4).

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora