O secretário-executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), prestes a terminar o mandato, apelou esta terça-feira à organização que “liberte” os estudantes, empresários, investigadores, desportistas, artistas e jornalistas e estes possam, assim, circular livremente no espaço lusófono. “Empenhámo-nos na busca de maior aproximação aos cidadãos e procurámos estimular a reflexão sobre questões relativas à mobilidade no espaço da CPLP”, afirmou Murade Murargy, intervindo na sessão de encerramento da XI conferência de chefes de Estado e de Governo da comunidade lusófona, em Brasília.

“Temos de libertar os nossos estudantes, pesquisadores e investigadores, a desenvolver as suas capacidades no nosso espaço comunitário. São eles o motor do desenvolvimento. Temos de libertar os nossos empresários a explorar em conjunto o nosso grande potencial de recursos económicos. São eles os criadores de emprego. Temos de libertar os nossos jornalistas e todos os fazedores de opinião a terem acesso in loco a informação atempada e real. Temos de libertar os nossos desportistas, os nossos artistas a difundirem as suas formas de expressão”, sustentou.

Os membros da CPLP elegeram esta terça-feira a nova secretária-executiva, Maria do Carmo Silveira, indicada por São Tomé e Príncipe, cujo mandato será entre 1 de janeiro de 2017 e 31 de dezembro de 2018.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR