Um novo documentário da CNN revelou gravações secretas do antigo ditador norte-coreano Kim Jong Il a falar abertamente sobre as suas frustrações em relação ao país, nomeadamente relativas às políticas de propaganda e de produção cinematográfica.

As gravações foram feitas nos anos 80 por dois sul-coreanos que foram sequestrados e mantidos na Coreia do Norte com o intuito de realizarem filmes de propaganda. Os dois ficaram presos por oito anos e realizaram cerca de 17 filmes de propaganda.

Durante o tempo de cativeiro, os dois homens conseguiram gravar alguns dos encontros que tiveram com o ditador, usando um gravador. Segundo a CNN, alguns especialistas acreditam que estas gravações podem até ajudar a perceber melhor como funciona a cabeça do filho de Kim Jong Il, o atual líder norte-coreano, Kim Jong Un.

Nas gravações pode ouvir-se o antigo ditador a desculpar-se pelo método de rapto utilizado para capturar os dois homens, prometendo dinheiro e recursos para a produção dos filmes de propaganda e desenvolvimento da indústria cinematográfica do pais, que, segundo ele, não tinha qualidade, especialmente quando comparados com o sul do país.

Segundo a CNN, muitos defendem que estas gravações mostram um lado desconhecido de Kim Jong Il, que mostra insegurança e um complexo de inferioridade. Acredita-se que estas características possam ter passado também para o seu filho, Kim Jong Un.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR