A revista norte-americana Variety apoia, pela primeira vez em 111 anos de história, um candidato presidencial. Num editorial publicado esta terça-feira, a publicação semanal dedicada ao cinema e ao entretenimento declara o seu apoio a Hillary Clinton, considerando que a democrata “não é apenas a melhor candidata, mas a única candidata”.

Reconhecendo que é comum “os jornais de massas, como o The New York Times ou o The Washington Post, apoiarem candidatos, ao contrário de “publicações comerciais”, os responsáveis da conhecida revista americana decidiram que deviam “tomar uma posição pública nesta eleição histórica”. Não queriam, lê-se no artigo de apoio à candidata, “ficar no lado errado da história”.

Os responsáveis editorais da revista enumeram os motivos que os levaram a apoiar a candidata: “tem a experiência e o temperamento necessários para ser uma presidente eficaz”, escrevem. Além disso, “passou a vida inteira como ativista pela justiça social, lutando pelos direitos das mulheres, crianças, famílias, deficientes, agricultores, veteranos de guerra e comunidade LGBTQ”, e teve uma voz ativa “em assuntos cruciais como as alterações climáticas, a injustiça racial e a violência epidémica das armas”.

Já Donald Trump é descrito no artigo como não tendo “a experiência, o conhecimento e a diplomacia para ter um cargo público”. A Variety considera que a sua candidatura “pode ser vista como nada mais do que um esquema para fazer mais um negócio televisivo ou para lançar um novo canal por cabo, para poder continuar a vomitar as suas visões sexistas e racistas”.

A revista sublinha a necessidade de um líder que “possa inspirar a mudança”, num tempo “desafiante para Hollywood e para o mundo”. Também no mundo do espetáculo, tema central da publicação, o racismo e o sexismo têm sido polémicas habituais. “Chegou a altura de elegermos a nossa primeira mulher presidente”, conclui o editorial, sublinhando que “as mulheres, novas e velhas, estão prontas para ter alguém no cargo mais alto que proteja os seus direitos, defenda as suas causas e sirva de modelo para as futuras gerações”.

Nos EUA, mais de 200 publicações já manifestaram o apoio a Hillary Clinton, havendo apenas seis do lado de Trump.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR