O mais provável é que nem nunca venham a conhecer as linhas de produção. Mas isso não retira interesse aos dois novos protótipos de inspiração fortemente desportiva do MX-5, que a Mazda desenvolveu para assinalar a sua presença no incontornável SEMA (Specialty Equipment Market Association), a decorrer em Las Vegas até à próxima sexta-feira.

Um deles é o RF Kuro e, como o seu próprio nome indica, tem por base o MX-5 RF, a versão com tejadilho rígido retráctil do roadster mais vendido do mundo, já disponível para encomenda em Portugal, a onde chegará em Janeiro, com preços que se iniciam nos 29.660€. Aqui, boa parte dos elementos específicos do modelo provém da versão de competição, o MX-5 Global Cup, mas numa proposta em que o foco está numa utilização na via pública. Destaque, por isso, para a introdução da suspensão regulável com amortecedores Multimatic e molas Hyper Coil, travões Brembo com pinças dianteiras de duplo pistão, jantes de 17” e pneus BFGoodrich G force, de medida 215/45, e para o sistema de escape de alta performance, capaz de aumentar a potência do motor em cerca de 7 cv.

Já o MX-5 Speedster Evolution é uma evolução do protótipo revelado na edição de 2015 do SEMA, cujo principal atributo era o peso de 943 kg, inferior em 68 kg ao do um MX-5 convencional. Agora, o modelo perdeu mais 45 kg, alcançando um mínimo de 898 kg, por via do recurso a um painel de instrumentos digital, com a troca dos travões Brembo pelos mais leves provenientes dos MX-5 Sport e Grand Touring, bem como pela adopção de uma bateria de iões de lítio com apenas 2 kg (contra os 11,5 kg da bateria original).

Também aqui, a suspensão regulável é oriunda do MX-5 Global Cup, o mesmo acontecendo com os pneus slick BFGoodrich g-Force Rival R1, de medida 225/45. Outros elementos em destaque no MX-5 Speedster Evolution são o sistema de escape de competição, o kit aerodinâmico exterior em fibra de carbono, as baquets também em carbono e as jantes de competição de medida 8 1/2Jx17”, fornecida pela Rays.

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