Inspire e expire. Imagine-se em contacto com a natureza, num sítio onde todos os elementos estão em sintonia e se sente, sem esforço, em tranquilidade e equilíbrio. É para este cenário que o Organii Eco Market o vai levar: para um mercado onde se vende comida, roupa e acessórios de marcas regidas por princípios e práticas ecológicas, onde se conhecem estilos de vida saudáveis em workshops criativos e se esclarecem ainda dúvidas sobre, por exemplo, a economia da partilha.

Cátia e Rita Curica são as organizadoras do mercado que acontece esta sexta-feira e sábado, 4 e 5 de novembro, na Lx Factory, em Lisboa. Ambas são também responsáveis pela marca de cosmética biológica Organii — daí o nome — e quiseram reunir vários projetos ecológicos para dar a conhecer o “Eco Lifestyle”.

“É um estilo de vida moldado pela escolha consciente de estar a contribuir para um mundo melhor: melhor para o planeta, melhor para as pessoas, melhor para os animais e é isso mesmo que queremos partilhar e incentivar neste mercado”, explicam.

O Observador conversou com as duas fundadoras para que fique com todas as coordenadas.

Como surgiu este mercado?

Em 2009 eu e a minha irmã Rita fundámos a Organii. Mais do que uma loja de cosmética biológica, o projeto ganhou forma enquanto resposta à nossa necessidade familiar de ter produtos que acompanhassem um estilo de vida saudável. Hoje, passados sete anos, a Organii cresceu e além de termos as lojas de cosmética temos, também, lojas de bebé com puericultura ecológica e um Bio Day Spa. Esse crescimento surgiu como resposta às nossas necessidades e às opiniões dos que sempre nos motivaram e acolheram; a nossa família, os nossos amigos e os nossos clientes. Com esta partilha diária, este ano desafiámo-nos a criar um projeto Organii que englobe todo este modo de vida saudável, de respeito por nós próprios e pelo ambiente que nos rodeia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Fundadora_Organii_2

Cátia e Rita Curica são irmãs, fundadoras da Organii e organizadoras daquele que chama o primeiro mercado de Eco Lifestyle em Portugal. (Foto: Divulgação)

A quem se destina?

A todas as pessoas que têm os mesmos valores que nós: saúde, comida saudável, biológico, ecológico, artesanal, comércio justo, cruelty free, herança cultural e consumo consciente. Ou a quem tenha algum interesse nestas temáticas e curiosidade em saber mais.

O que consideram ser diferenciador neste mercado?

O facto de termos o primeiro mercado de Eco Lifestyle, com marcas portuguesas biológicas, ecológicas e sustentáveis, mas ao mesmo tempo workshops, palestras e showcookings gratuitos, para promover realmente a interação e a aprendizagem destes temas com a comunidade interessada. Acreditamos que serão experiências transformadoras, para pais e filhos aprenderem a viver segundo o Eco Lifestyle. Por outro lado, acreditamos que a verdadeira essência deste mercado é que todos os envolvidos, desde participantes a patrocinadores, o fazem, sobretudo, pela ideologia. Pessoas que fazem deste mote a sua vida, com paixão e consciência e que podem realmente debater-se por estas causas.

Camisa by Näz

No total, 70 marcas portuguesas estão presentes no mercado. Esta camisa é da Naz. (Foto: Divulgação)

O que podemos encontrar no Organii Eco Market?

Estórias que vale a pena conhecer, que nos fazem sentir bem e de quem gostamos muito. No mercado vão-se poder adquirir produtos e serviços com consciência social, ambiental e animal. E, para além disso, lindos, únicos e com muito estilo. Temos marcas ecológicas, artesanais e biológicas como a Organii – cosmética biológica, a Organii bebé, a Greentom, a Cherry Papaya, a Green Boots, a Iswari; restaurantes como o Pachamama, o Ink café ou o The Cru; projetos como a Montra / The Window, A Avó Veio Trabalhar ou a Nheko; e quintas biológicas como a Quinta do Arneiro, a Belong ou a Quinta da Pedra Branca. No total são 70 as marcas que estarão presentes..

Qual é a mensagem que querem passar?

Acreditamos que no modelo económico em que vivemos é através da atitude que marca o nosso consumo que fazemos a diferença no mundo. Roupa, calçado, acessórios, cosméticos, comida, são das maiores indústrias mundiais e infelizmente das mais poluentes para o ambiente e que contribuem largamente para a escravatura humana moderna, incluindo trabalho infantil. No nosso mercado o que se vai encontrar são pequenos negócios mas com grandes ideias, muita energia e completamente transparentes. É possível conhecer detalhadamente a biografia dos produtos que compra, perceber o profundo envolvimento das marcas com o design atual, o comércio justo, os recursos do planeta e a sustentabilidade (desde as embalagens aos processos de fabrico). Pode saber tudo, ver tudo, perguntar tudo. Acreditamos que mais vale comprar menos, mas comprar melhor. É possível sentir-se bem com as suas escolhas e saber que não está a prejudicar nem a sua saúde nem o planeta.

Quinta da Pedra Branca 3

Para além das marcas, também estarão presentes algumas quintas biológicas. (Foto: Divulgação)

O quê? Organii Eco Market, mercado Eco Lifestyle
Quando? 4 e 5 de novembro
Onde? Lx Factory, Alcântara, Lisboa
Quanto? Entrada gratuita, requer inscrição no site do evento: http://organiiecomarket.com/