Os militares da Unidade Controlo Costeiro (UCC) da GNR detetaram 309 migrantes, durante os sete meses em que participaram, na ilha grega de Chios, numa operação de patrulhamento terrestre da agência europeia Frontex, indicou esta quinta-feira a corporação.

Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana adianta que os militares também realizaram 3.061 quilómetros em ações de patrulhamento terrestre, no âmbito da missão que decorreu de 01 de abril a 31 de outubro.

Segundo aquela força de segurança, os militares da UCC, que se encontravam destacados na missão da Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas dos Estados-Membros da União Europeia (Frontex), na Grécia, regressaram a Portugal esta quarta-feira.

A vertente da operação de patrulhamento terrestre, que decorreu na ilha grega de Chios, teve como finalidade “prevenir, detetar e fazer cessar ilícitos relacionados com a imigração ilegal, tráfico de seres humanos e tráfico de droga, contribuindo para a salvaguarda de vidas humanas no mar“, adianta ainda a GNR.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR