A mulher de Kim Jong Un, o líder temido da Coreia do Norte, estará ‘desaparecida’ há cerca de sete meses. A última vez que apareceu em público foi junto do seu marido, em março deste ano, quando visitaram um centro comercial, e desde então não tem feito qualquer tipo de aparição em público.

Os analistas sul-coreanos que seguem a imprensa norte-coreana afirmam que Ri Sol-Ju, a primeira-dama, costumava aparecer em público de dois em dois meses, pelo menos, e que é ‘extraordinário’ o facto de estar tanto tempo sem ser vista. Porém esta não é a primeira vez que Ri Sol-Ju desaparece do spotlight dos media.

Têm surgido várias hipóteses. Estará grávida? Estará o casal separado ou a passar por alguma crise? Nenhuma hipótese é descartada e a especulação é cada vez maior. Relembre-se de que, tal como o marido, também a primeira-dama é envolta em mistério e dúvidas, pois nem a sua data de nascimento é conhecida.

O casal casou-se em 2009 e tem uma filha, Kim Ju-Ae. A primeira aparição pública de Ri Sol-Ju foi em 2012, em deslocações a escolas ou museus, o que por si só já se considerou uma quebra na tradição, uma vez que tanto as mulheres como as concubinas do pai e do avô do líder norte-coreano nunca foram vistas em público. Há quem acredite que as suas aparições tiveram como objetivo criar a ilusão de uma abertura gradual do regime.

Agora, a dúvida é exactamente a oposta: porque é que Ri Sol-Ju não aparece?

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR