Sejamos honestos: com tantos produtos para usar diariamente, é perfeitamente normal se abdicar de um ou dois no dia-a-dia. Pode não querer seguir a rotina em 12 passos das coreanas — e transformar a casa de banho num supermercado — e pode até ser adepta dos produtos multifuncionais “tudo em um, mas há um produto que costuma passar despercebido e, lentamente, tem vindo a ganhar cada vez mais destaque. E sim, é mesmo essencial na sua rotina de beleza, como o primário na pintura de uma nova casa.

O que é o primer?

Como o nome indica, o primer é uma base para a maquilhagem (aplica-se antes da própria base) que melhora a pele e permite que a própria maquilhagem dure mais tempo. Até há poucos anos era usado sobretudo pelos maquilhadores profissionais e via-se pouco nas prateleiras das perfumarias ou supermercados. É por isso normal que a maioria das mulheres não sentisse necessidade de gastar dinheiro extra num produto cujos benefícios eram pouco conhecidos e até explorados pelas próprias marcas de cosmética. No entanto, e num mercado em constante evolução, o primer tem vindo a ganhar cada vez mais destaque e, nos dias de hoje, cada vez mais marcas apostam neste produto nas suas coleções.

Porque é que é essencial?

Dermatologicamente falando, é quase criminoso aplicar maquilhagem sem um hidratante. Pois bem, o primer funciona na mesma lógica. Depois do hidratante, este produto vai criar uma camada que prepara a pele para tudo aquilo que vai receber. E, acredite, vai querer usar um primer porque:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

  • Vai tapar vermelhidões, matificar peles oleosas, iluminar peles baças e disfarçar algumas irregularidades, entre outras coisas. Hoje em dia, já existem primers para praticamente todas as condições de pele;
  • Enquanto o hidratante suaviza a pele para que as bases e os pós se fundam melhor, o primer vai fazer com que se fixem ao longo do dia. São perfeitos para condições meteorológicas diversas, quer de extremo calor e humidade, quer temperaturas frias, ambientes secos e até chuva;
  • Também ajuda a suavizar linhas finas, rugas ou poros (que, com as bases líquidas, ficam muito mais visíveis) porque cria quase uma película sobre a pele;
  • A maioria dos primers são não-comedogénicos (mas é melhor ler a embalagem para ter a certeza), pelo que não vão irritar a pele propensa a acne nem entupir poros.

https://www.instagram.com/p/BBsXqyuSwQv/?taken-by=goshcopenhagen

Os primers nos avanços da cosmética

Na verdade, há muitos produtos que, embora não contenham na embalagem o selo de primer, funcionam exatamente nesse sentido. É o caso de Visionnaire [1 Minute Blur] de Lancôme ou Idealist de Estée Lauder: dois produtos para serem aplicados antes da maquilhagem e que melhoram visivelmente a textura da pele. O primeiro funciona como uma espécie de “blur” (aquele efeito do Photoshop que apaga as imperfeições) e o segundo diminui os poros instantaneamente. São dois produtos de ação rápida que melhoram a textura da pele antes do uso da maquilhagem.

Mas porque a cosmética não para de avançar, os primers têm vindo a ganhar novas roupagens e formas de usar. A marca dinamarquesa Gosh, no seguimento da sua gama de primers, acaba de lançar em Portugal o Overnight Primer Oil Essence, um produto inovador que cria a ponte entre a maquilhagem e os cuidados de rosto, ao ser usado durante a noite para ajudar a pele a recuperar durante o sono. De manhã, está luminosa, hidratada e fresca para receber a maquilhagem.

Na fotogaleria, em cima, destacamos alguns primers para várias condições de pele. Adicionar este novo produto à sua rotina vai fazer diferença e não vai acreditar que houve dias em que se maquilhava sem este pequeno — mas importante — passo.