Um sismo de magnitude 6,4 na escala de Richter abalou esta sexta-feira a região de Talca, no centro do Chile. De acordo com o Instituto Geológico dos Estados Unidos da América, o abalo foi sentido às 16h20, hora de Lisboa, com epicentro a 66 quilómetros da cidade de Talca, a uma profundidade de 116 quilómetros.

Captura de ecrã 2016-11-04, às 17.06.01

Fonte: Instituto Geológico dos Estados Unidos da América (USGS)

O sismo foi sentido na capital chilena, Santiago, provocando o pânico entre os moradores, relataram jornalistas da agência noticiosa France-Presse. Segundo a Reuters, não existem relatos de danos imediatos, pessoais ou materiais. A marinha chilena informou que é improvável que o abalo provoque um tsunami.

Situado no chamado “Anel de Fogo” do Pacífico, uma zona de forte atividade sísmica e vulcânica, o Chile é um dos países onde os sismos são mais frequentes. Em 1960, o país foi abalado por um tremor de terra de magnitude 9,5, um dos mais fortes alguma vez registados. O último de grande intensidade — de magnitude 8,8 — aconteceu em 2010 na região central. Desencadeou o um tsunami que levou à morte de mais de 500 pessoas.

O último sismo, com uma magnitude de 5,1, foi registado na quinta-feira na cidade portuária de Iquique, na região de Tarapacá, no norte do país.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR