Cidade majestosa, romântica, tantas vezes destruída e renascida, Budapeste mantém o ar aristocrático de quem tem no sangue uma história vasta de impérios passados. Capital boémia, onde não faltam restaurantes, bares e jovens, noites longas e dias que se querem sem fim. Destino ideal para um fim de semana prolongado a brincar aos príncipes e às princesas, é só saber onde ficar e passear.

Um hotel

O Art’ Hotel fica à beira do rio Danúbio, mesmo em frente ao parlamento húngaro, um dos mais belos edifícios da Hungria. Se de dia a vista é linda, então à noite parece um cenário de conto de fadas. Mais do que um hotel, esta é uma verdadeira galeria de arte contemporânea, já que conta com mais de 600 obras do artista americano Donald Sultan. 1011 Budapeste, Bem rakpart 16-19. Quarto duplo a partir de 63 euros.

"VFMLID=47701305"

A vista, como se pode comprovar, não é nada má.

Um restaurante

O Macesz Huszar, um restaurante de cozinha húngara judaica com um twist pós-moderno. Quando entramos parece um bistrot clássico, mas os detalhes saltam à vista: um cavalo de pau pendurado no teto, um candelabro feito de bules. Na carta, não perder o fígado de ganso e os ovos judeus. Dbo utca 26 (Bairro Judeu). Aberto de domingo a quarta das 12h às 16h e das 18h às 23h e de quinta a sábado até às 00h. Reservas através do tel: +36 1 787 6164. Preço médio por pessoa: 18 euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

DSC_0462

O cavalo de pau pendurado no teto salta à vista. (Foto: Catarina Serra Lopes)

Um bar

O Szimpla Kert é o primeiro “ruin bar” de Budapeste ou, dizendo de outra maneira, o que acontece quando uma antiga fábrica em ruínas dá lugar a uma série de bares e a um cinema ao ar livre. Um espaço aberto de dia e de noite e que acolhe peças de teatro, espetáculos, concertos e até um mercado de produtos biológicos. Kazinczy utca 14. Aberto de segunda a quinta das 12h às 4h, sexta das 10h às 16h, sábado das 12h às 4h e domingos das 9h às 5h.

DSC_0690

Isto é um “ruin bar”. (Foto: Catarina Serra Lopes)

Uma livraria/café

Lotz Terem é uma das maiores livrarias da cidade e nos seus quatro pisos tem um dos cafés mais bonitos de Budapeste e arredores, uma autêntica pérola escondida. A livraria fica na Avenida Andrassy que, por si só, já vale uma visita. Entre os muitos edifícios bonitos que se encontram por lá, conta-se por exemplo o da Ópera de Budapeste, que foi considerada Património Mundial da Unesco. Andrássy út 39. Aberto todos os dias das 10h às 20h.

DSC_0379

Um cenário digno da realeza. (Foto: Catarina Serra Lopes)

Um passeio

Subir ao Monte Gellert, de onde se tem uma vista imperdível sobre a cidade e o rio Danúbio, é um programa a não perder. O monte tem 235 metros de altitude e no seu topo a Estátua da Liberdade, em homenagem aos soldados soviéticos que morreram durante a libertação da capital, em 1945.

DSC_0306

No cimo do Monte Gellert não pode faltar a fotografia da praxe. (Foto: Catarina Serra Lopes)

Um final de dia

Pelas 20h, não deixe de assistir a um concerto de música clássica na Basílica de Santo Estevão. Dura cerca de uma hora e é uma ótima forma de admirar o interior da Basílica, uma perfeita obra de arte neoclássica e a maior igreja católica do país. Bilhetes a partir dos 20 euros. Mais informações no site.

IMG_7290

Os concertos começam às oito da noite e duram cerca de uma hora. (Foto: Catarina Serra Lopes)

Como ir

A Wizz Air tem voos diretos de Lisboa para Budapeste com tarifas a partir dos 220 euros, ida e volta.
A partir do Porto, a melhor opção é a Lufthansa, com bilhetes a partir dos 220 euros. Os voos fazem escala em Munique ou Frankfurt.