O presidente da Porto Vivo – Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU) disse, esta segunda-feira, à Lusa que a obra de construção de um hostel na Estação de São Bento foi desembargada, porque o “alvará de obra já foi emitido”.

“O embargo já foi levantado. Emitiu-se o alvará da obra sexta-feira”, afirmou, esta segunda-feira, Álvaro Santos, presidente da SRU, numa entrevista telefónica à Lusa.

O período de licença da obra promovida pela empresa promotora, a F2IS, “é curto” e os trabalhos, na ala norte da Estação de São Bento, devem estar prontos “até ao final do ano”, adiantou Álvaro Santos.

No dia 18 de outubro, a Sociedade Porto Vivo avançou com o embargo da obra, porque não existia ainda licenciamento, recordou o responsável.

Em reunião pública da Câmara do Porto, a 19 de outubro, o próprio Álvaro Santos informava que tinha enviado uma carta ao presidente da Infraestruturas de Portugal (IP), proprietária da Estação de São Bento, referindo a “obrigatoriedade legal” de obter licenciamento para todos projetos anunciados para aquele monumento nacional e que está inserido em zona classificada de Património Cultural da Humanidade pela Unesco.

Na sequência do embargo, a empresa promotora entregou o pedido de licenciamento e a SRU também recebeu os pareceres técnicos favoráveis da Autoridade Nacional da Proteção Civil, Direção Geral das Cultura e Direção Regional da Cultura do Norte.
A 5 de outubro, quando se assinalou o centenário da inauguração da Estação Ferroviária de São Bento, o ministro do Planeamento anunciou que seriam instalados no edifício um hostel, um mercado Time Out, uma loja Starbucks, um café, 15 restaurantes, quatro bares e uma galeria de arte, a concluir até finais de 2017.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR