Recebendo as alterações estilísticas já conhecidas dos restantes membros da sua gama, e ainda algumas melhorias que lhe são exclusivas, já está à venda em Portugal a nova geração do mais aguerrido dos Renault Clio. No exterior, além do pára-choques redesenhado, o renovado Clio R.S. 220 EDC Trophy destaca-se por ter sido eleito para estrear, mundialmente, o sistema R.S. Vision. Este foi mostrado, pela primeira vez, no protótipo Clio R.S. 16 e integra as luzes de médios e máximos, e ainda as de curva e os faróis de nevoeiro, estas últimas reunidas num padrão que evoca uma bandeira de xadrez.

Para o interior a Renault promete um aumento da qualidade real e percebida, mercê do recurso a melhores materiais e acabamentos. Marcam ainda aí presença os bancos desportivos, a pedaleira em alumínio, o volante revestido a pele perfurada e, claro, o completo sistema de telemetria R.S. Monitor 2.0.

Animado pelo motor 1.6 Turbo, capaz de oferecer 220 cv e um binário máximo de 280 Nm logo às 2.500 rpm, o Clio R.S. 220 EDC Trophy impõe-se, também, pelas suas exuberantes prestações: 235 km/h de velocidade máxima, 6,8 segundos nos 0-100 km/h e quilómetro de arranque cumprido em 26,4 segundos. A única transmissão disponível é a caixa pilotada de dupla embraiagem e seis velocidades EDC, agora capaz de assegurar trocas de mudança 30% mais rápidas e dotada da função Launch Control. Já o consumo combinado de 5,9 l/100 km deve-se, em boa parte, à presença do sistema start/stop incluído de série.

Já para a lista de opções foi relegado o escape oriundo da Akrapovic que, pese embora não tenha influência no rendimento do motor, lhe confere uma sonoridade mais encorpada e audível a quem pelo mesmo esteja disposto a desembolsar 1.200€. Oferecendo a mesma garantia de cinco anos ou 100 mil quilómetros, o Clio R.S. 220 EDC Trophy, ao contrário do seu antecessor, já não tem produção limitada, custando em Portugal 31.750€.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR