Uma frota de guerra russa, que se encontrava no mar mediterrâneo em missão para a Síria, viu-se obrigada a afastar um submarino holandês que estava a passar demasiado junto a si, afirmaram os militares que estavam presentes. Maj Gen Igor Konashenkov, porta-voz do Ministério da Defesa russo confirmou que os submarinos foram localizados na passada quarta-feira, a 20 Km da frota russa, avança o The Guardian.

Ainda que não existam pormenores de como os navios russos expulsaram os submarinos holandeses da NATO, os militares afirmam que antes de se verem obrigados a expulsa-los da área ainda os seguiram por uma hora, para tentar entender quem eram. O porta-voz do Ministério da Defesa russa veio depois sublinhar que esta aproximação dos submarinos à frota russa poderia ter resultado num grave acidente.

A Rússia afirma que já não é a primeira vez que submarinos da NATO rondam a sua frota, incluindo submarinos nucleares. Segundo conta o Independent, uma fonte anónima da NATO afirma que há já várias semanas que anda a monitorizar a frota russa “de forma ponderada e responsável, como é habitual”. Esta fonte é anónima pois não está autorizada a falar sobre o assunto, tal como veio afirmar o Ministério da Defesa Holandês na rede social Twitter:

“Em resposta a recentes relatórios dos media: Nós não vamos comentar sobre as nossas operações submarinas.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR