Numa altura em que estamos cada vez mais conscientes do envelhecimento da pele, a palavra detox saltou das prateleiras dos sumos e aterrou diretamente no corner dos cosméticos. A verdade é que a ideia de “limpar” o organismo já está enraizada. Bebemos sumos e chás e comemos sopas que desintoxicam o organismo, e não pensamos duas vezes em fazer um detox por dentro e por fora num spa. E o que é que fica a faltar? A pele.

Tudo aquilo que fazemos vai ter impacto na derme – as nossas escolhas alimentares, o stress, a poluição… E muitas das toxinas que entram no corpo acabam por sair pelos poros, é certo, mas esse é um processo lento. Se dedicamos tanto tempo a desintoxicar-nos por dentro, porque prestamos tão pouca atenção à pele, o órgão que temos mais exposto?

A aposta da cosmética em produtos detox

A aposta não é nova. Este é um conceito que nos últimos anos tem vindo a chegar de forma gradual mas só agora começou a ganhar cada vez mais impacto. A ideia é simples: produtos que aceleram o processo de desintoxicação da pele e, tal como num detox com sumos, funcionam quase como uma cura. O objetivo é usá-los durante um período de tempo. E o que é que conseguimos? Libertamos a pele das proteínas oxidadas e do stress, aumentamos o seu brilho, melhoramos as olheiras e tudo o que nos deixa com um ar acabado, cansado e envelhecido.

Há quem seja apologista do seu uso depois de períodos “pesados”, como o Natal e a passagem de ano — em que as escolhas alimentares não são as melhores — mas também como curas pontuais várias vezes ao ano. Há produtos mono-doses (o seu tamanho é exatamente o utilizado durante a cura) e outros que são para usar, por exemplo, todos os dias à noite, até acabar.

Atualmente este conceito detox já se encontra em várias fórmulas: em óleos, cremes, séruns, ampolas ou mesmo suplementos alimentares. Na fotogaleria, em cima, mostramos algumas sugestões de cosméticos detox já existentes no nosso mercado para que possa experimentar e dar à sua pele uma cura com antioxidantes poderosos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR