Um porta-voz da FIFA negou esta sexta-feira que o organismo tenha informado as seleções britânicas que seriam punidas caso usassem papoilas vermelhas nas camisolas, porque qualquer ação desse âmbito é da competência do comité disciplinar.

Em causa está o uso de uma papoila vermelha — um símbolo usado no Reino Unido em homenagem aos soldados mortos e feridos durante a I Guerra Mundial — no equipamento durante os jogos desta sexta-feira das equipas britânicas, nomeadamente o Inglaterra-Escócia, o Irlanda do Norte-Azerbaijão, bem como o País de Gales-Sérvia este sábado.

O organismo encarregue de garantir que as leis do jogo se cumprem é o comité disciplinar, um órgão independente”, explicou esta sexta-feira um porta-voz da FIFA, que adiantou à AFP que o organismo “informou as quatro federações [Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte] sem fazer qualquer tipo de julgamento” sobre os pedidos para usar uma papoila vermelha no equipamento ou numa braçadeira negra.

O mesmo porta-voz acrescentou que “a lei [o artigo 4.4] foi criada pelo International Board para que todos os membros usem equipamentos livres de mensagens políticas, religiosas ou pessoais nas camisolas“, acrescentando que “a perceção de que a FIFA baniu o que quer que seja é uma distorção dos factos”, já que a jurisdição sobre essas matérias é do comité disciplinar.

O diretor-executivo da Federação Inglesa de Futebol, Martin Glenn, garantiu que a seleção vai usar papoilas nos equipamentos, bem como a Escócia, enquanto o País de Gales e a Irlanda do Norte vão usar fumos negros em substituição da flor.

A flor é usada no Reino Unido desde o final de outubro até 11 de novembro, dia da assinatura do Armistício de Compiègne, que encerrou as hostilidades da I Guerra Mundial, em 1918.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR