Jean-Claude Juncker afirmou esta sexta-feira que a eleição de Donald Trump para a presidência norte-americana é um risco para as relações entre a União Europeia e os Estados Unidos. A opinião do presidente da Comissão Europeia foi emitida durante uma conferência para estudantes no Luxemburgo em que Juncker adjetivou o magnata de “ignorante” no que toca ao modo como a União Europeia funciona.

A posição de Juncker, embora reflita o choque manifestado pelos europeus com o resultado das eleições nos Estados Unidos, é diferente da manifestada por outros líderes europeus, escreveu a Reuters. “A eleição de Trump é um risco de perturbação nas relações intercontinentais na sua fundação e estrutura”, disse Juncker esta sexta-feira. “Vamos ter de ensinar ao presidente eleito como funciona a Europa. Penso que vamos perder dois anos antes de Trump visitar o mundo que ele não conhece”, continuou.

Ainda na última quinta-feira, Jean-Claude Juncker pediu a Trump que explicasse suas posições sobre temas como o comércio global, a política climática e as relações futuras com aliados da NATO. Durante a sua campanha, o agora presidente-eleito elogiou as políticas de Vladimir Putin e questionou os princípios da NATO.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR