O volume de negócios nos serviços abrandou a subida em setembro, apesar de ter crescido pelo segundo mês sucessivo, desta vez 1,9% face ao mesmo mês do ano passado, informou esta sexta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Com exceção da seção de transportes e armazenagem, que passou de um aumento de 2,4% em agosto para uma quebra de 0,3% em setembro, todas as restantes secções que compõem o índice de volume de negócios apresentaram em setembro variações homólogas positivas.

Os índices das secções de comércio por grosso, reparação de veículos automóveis e motociclos e de alojamento, restauração e similares apresentaram variações homólogas de 2,2% e 10,3%, respetivamente, acima dos aumentos de 2,1% e 9% em agosto.

Comparativamente com agosto, o índice de volume de negócios nos serviços registou em setembro uma diminuição de 0,1%, contra uma subida de 0,2% em agosto.

Segundo o INE, a secção de Comércio por grosso, reparação de veículos automóveis e motociclos foi a que mais contribuiu para esta evolução, ao passar de uma redução homóloga de 1,4% no segundo trimestre para um aumento de 1,5% no terceiro trimestre.

Entre julho e setembro, a variação homóloga do índice situou-se em 1,2%, quando no trimestre anterior caiu 1,1%.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR