O atentado no Paquistão, que provocou a morte de 52 pessoas, foi levado a cabo por um bombista suicida adolescente, avançou um alto responsável da província do Baluchistão, citado pela AFP. “Foi um atentado suicida. Encontrámos pedaços do corpo do atacante que mostram que tinha entre 16 e 18 anos”, afirmou o secretário do Interior da província, Sarfraz Bugti. O ataque foi reivindicado pelo Estado Islâmico.

Além dos 52 mortos, o ataque, realizado durante uma cerimónia religiosa num santuário sufi no distrito de Kuzdar, provocou ainda 105 feridos. “Todos os feridos foram transferidos para o hospital em ambulâncias militares. O exército está a ocupar o santuário e os acessos foram bloqueados. Os especialistas estão a trabalhar para reunir provas”, afirmou um porta-voz do governo regional do Baluchistão.

Mohammad Shehzad, que se encontrava no santuário com um grupo de 120 peregrinos, contou à AFP o que viveu: “A deflagração foi tão forte que as pessoas foram sopradas”. “Toda a gente corria, gritava e procurava a sua família. As crianças procuravam as mães e os pais. Outros procuravam os irmãos e irmãs, mas não estava lá ninguém que ouvisse os seus gritos”, descreveu o homem de 25 anos.

A explosão ocorreu no meio de uma multidão no santuário sufi de Shah Noorani. O sufismo é um ramo místico do Islão considerado herético por alguns grupos islamitas radicais, entre os quais os talibãs. Estavam cerca de 600 pessoas no santuário, que se situa numa região montanhosa remota no distrito de Kuzdar, a cerca de 760 quilómetros a sul de Quetta, a capital da província.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR