A PSP deteve um dos elementos do Partido Nacional Renovador (PNR) que se estão a manifestar na praça do Martim Moniz, em Lisboa, onde também decorre um protesto de imigrantes. O indivíduo tentou, por várias vezes, furar o cordão policial montado pelas autoridades para separar os dois protestos, o que levou à sua detenção.

Centenas de imigrantes juntam-se no ao início da tarde deste domingo no Martim Moniz para pedir a alteração da Lei da Imigração e resolver a situação dos cerca de 30 mil estrangeiros que vivem em Portugal sem autorização de residência, apesar de estarem empregados e pagarem os impostos como qualquer português.

A manifestação — “Direitos Iguais e Documentos Para Todos” — foi organizada pela Solidariedade Imigrante — Associação para a Defesa dos Direitos dos Imigrantes e enquadra-se na décima edição do festival ImigrArte, que tem como “objetivo principal evidenciar as potencialidades culturais do/as imigrantes”, de acordo com a informação disponível no Facebook do evento. Convocada para as 14h, o protesto segue agora rumo ao Ateneu Comercial de Lisboa, onde decorre o festival.

No seguimento desta manifestação, o PNR marcou para o mesmo local um protesto que tem como lema contra a “Invasão de imigrantes, por uma justiça social para os portugueses”. A tensão entre os dois grupos, levou a vários confrontos durante a tarde.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR