Moura, o sexto álbum de Ana Moura, foi apresentado este ano numa série de espetáculos em algumas das principais salas do país. Foi uma digressão arriscada e peculiar, apenas possível por se tratar da artista que é e da equipa de profissionais que a acompanha; foi um risco, na medida em que decidiram começar pelas salas grandes, ao invés das pequenas.

O desafio estendeu-se ao Observador, assim que fomos convidados a acompanhar as principais datas desta digressão. Não hesitámos e fizemo-nos à estrada, estivemos nos bastidores dos concertos em Guimarães, Évora, Faro, Lisboa, Porto e Viena (Áustria). Vimos não só como funciona uma grande máquina de produção de espetáculos, como ficámos a conhecer a pessoa que está por detrás da artista portuguesa que é uma das maiores estrelas da música contemporânea da atualidade.

Para melhor conhecer o espetáculo “Moura”, entrevistámos dezenas de pessoas, entre elementos ligados à produção dos espetáculos, músicos e artistas, familiares e amigos. E claro, contámos com a generosidade de Ana Moura, a artista mas sobretudo a mulher, que nos recebeu com a humildade que tornou possível a produção deste filme.

MOURA, o outro lado, é o documentário realizado pelo Observador em parceria com a Sons em Trânsito e com a Universal Music Portugal. Estará disponível sexta-feira dia 25, um ano após a edição de Moura, numa reedição Super Deluxe em digipack, que junta ao CD outros três discos: um com o documentário produzido pelo Observador, outro com a gravação vídeo do concerto no Coliseu do Porto (realizado pela RTP) e ainda um CD com o respetivo áudio.

Veja acima o trailer do documentário MOURA, o outro lado.

Ana Moura Super Deluxe digipack

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR