Onze países do Médio Oriente e do Norte de África acusaram esta segunda-feira o Irão de “apoiar o terrorismo” e de interferir constantemente nos assuntos internos dos Estados árabes, espalhando a tensão e a instabilidade na região.

Numa carta dirigida à Assembleia-Geral das Nações Unidas, e citada pela agência noticiosa Associated Press, os 11 países destacam o apoio do Irão ao grupo rebelde xiita Houthi, no Iémen, e ao grupo rebelde xiita Hezbollah, no Líbano, que recentemente enviou combatentes para apoiar o Governo sírio.

Na missiva, segundo a Associates Press, os 11 países também acusam o Irão de apoiar “grupos terroristas e células” em países como o Barein, Iraque, Arábia Saudita e Kuwait, entre outros.

Os 11 países relembraram ainda, na mesma carta, uma declaração do ministro dos Negócios Estrangeiros do Barein, em setembro, segundo a qual a única forma de avançar nesta matéria passa pelo Irão “alterar de forma abrangente as suas políticas externas e acabar com as hostilidades“.

A carta, elaborada pelos Emirados Árabes Unidos, conta com a assinatura da Arábia Saudita, do Egito e da Jordânia, entre outros países.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR