Se a imitação é a melhor forma de elogio, Lauren Bullen e Jack Morris merecem uma salva de palmas. Aquele que é um dos casais de viajantes mais populares do Instagram encontrou uma cópia fiel das fotografias que tem partilhado com os seus mais de dois milhões de seguidores nas contas gypsea_lust e doyoutravel. Alegadamente, a utilizadora com o nome diana_alexa tem imitado com o namorado as viagens de Morris e Bullen por todo o mundo com o objetivo de recriar fotografias com as mesmas poses, cenários, roupas, descrições, ângulos e edições. De Marrocos à Grécia, passando por Itália e Espanha.

Com uma média de 100 gostos — muito longe dos milhares das originais –, as réplicas até passariam despercebidas se Lauren Bullen não denunciasse a situação no seu blogue. A Instagramer acusou o perfil de violação de direitos de autor e sente-se injustiçada com a situação, uma vez que mais de 20 fotografias foram imitadas e foi publicada uma fotografia de uma paisagem sem autorização do autor. Não faltou muito até que a notícia chegasse a vários meios de comunicação internacional.

Eu percebo que procurem inspiração no que eu faço (e eu amo que o façam) mas isto chocou-me verdadeiramente. No início pensei que era tudo Photoshop e tirei capturas de ecrã para comparar os dois. Eles honestamente fizeram um trabalho incrível”, escreveu Lauren Bullen. “Mas roubar a arte de alguém, isso nunca está bem. Também a quantidade de tempo e organização que ela dedicou a arranjar as roupas. Eu não promovo nem marco tudo o que uso, por isso deve ter dado muito trabalho. Já para não falar do preço disto tudo.”

Atualmente o perfil de Diana Alexa já foi tornado privado (e as réplicas apagadas) mas há quem acredite que o trabalho foi tão bem feito que não pode passar de um golpe publicitário para Lauren Bullen angariar mais seguidores.

Eu li o que alguns comentadores tinham a dizer e alguns deles acreditam que Lauren e Diana são amigas. E que isto foi um meio para ganhar publicidade. Eu queria mesmo comparar datas mas o perfil da Diana ficou privado”, afirma a utilizadora theberdygil num fórum de discussão sobre o tema.

A verdade é que o número de seguidores da gypsea_lust tem aumentado gradualmente desde a publicação realizada no blogue, a 11 de novembro. “Diana, se esse é mesmo o teu nome, o que fizeste é arte em si. Causaste reação. Acho que esse é o objetivo de criar arte, não é?”, conclui Lauren Bullen.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR