É um projecto da autoria do centro de engenharia que a VW possui em Chattanooga, no estado do Tenessee, e foi desenvolvido tendo em mente as preferências e as ambições dos clientes e concessionários norte-americanos da marca germânica. O Passat GT Concept, nas palavras do CEO da VW para a América do Norte, Matthias Erb, é também um primeiro exemplo de como a filial norte-americana da casa de Wolfsburg pretende dar seguimento às necessidades e aos desejos manifestados pelos seus clientes.

Face ao modelo de produção em série, o Passat GT Concept apresenta mais de duas dezenas de alterações estilísticas, que lhe conferem um carácter único. Veja-se a grelha tipo favo de abelha em preto com aplicações vermelhas, ao estilo da Golf GTI, as molduras dos vidros, o tejadilho e o deflector traseiro em preto, o tratamento específico dos pára-choques, as ópticas dianteiras por LED, os farolins traseiros escurecidos, a panela de escape desportiva, as duplas ponteiras de escape trapezoidais, as jantes de 19”, e as pinças de travão pintadas de vermelho.

No interior, o ambiente desportivo é garantido pelas aplicações no tablier e nas portas com padrão a imitar fibra de carbono, pelos bancos bicolores em cinzento e preto com costuras contrastantes, pelo forro do tejadilho em preto e pelas aplicações em preto piano na consola central.

Para animar o Passat GT Concept foi eleito o motor VR6 TSI, com 3,0 litros, injecção directa de gasolina e 280 cv de potência, combinado com uma caixa de velocidades pilotada DSG de dupla embraiagem e seis relações, possível de comandar manualmente através de patilhas no volante. Valores de prestações e consumos não foram adiantados, mas é de registar um rebaixamento da suspensão de 15 mm, para que o modelo possa cumprir com a sua vocação.

Curiosamente, e apesar de apresentado apenas como um estudo, a VW, na sua comunicação oficial, também não deixa de anunciar que o Passat GT Concept permite antever uma potencial adição à gama do Passat.

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