A propósito do Smart City Expo World Congress, evento dedicado às chamadas “cidades inteligentes” realizado em Barcelona, a Seat criou um protótipo muito especial do seu novo SUV. Trata-se do Ateca Smart City Car, que encerra um conceito que aponta para soluções com elevado potencial de aplicação no futuro, em especial no que diz respeito ao estacionamento – ou não se devesse cerca de 30% do trânsito nas grandes cidades, justamente, à procura de um lugar de parqueamento.

Essa tarefa será bastante facilitada pela tecnologia instalada neste Ateca. Graças ao seus sensores de rastreio, o modelo é capaz de monitorizar o que se passa em seu redor, identificando os lugares de estacionamento disponíveis e estando apto, até, a partilhar a informação recolhida com outros utilizadores.

Para tal, em conjunto com a empresa catalã Carnet, foi desenvolvida uma app específica, denominada Parkfinder, que, fazendo uso da plataforma iCity (em que é compilada toda a informação obtida), está apta a mostrar aos condutores, no mapa do sistema de navegação, os lugares de estacionamento disponíveis nas imediações do local pretendido. Para já, só na cidade de Barcelona, onde o projecto está a ser testado em fase experimental.

Por seu turno, o condutor tem à sua disposição três configurações de perfil distintas: perto de casa, perto do trabalho e uma terceira personalizável. Em qualquer deles, é possível definir as preferências de acordo com a distância, o preço e a probabilidade de encontrar um lugar mais rapidamente. Adicionalmente, inclui as funções “Find my car” (mostra onde o veículo ficou estacionado) e “Last Mile Routing”, que indica no mapa a distância a pé desde o local de estacionamento até ao destino final.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR