O mais recente “protótipo” com base na futura família Civic, o Honda Civic Si Prototype, acaba de ser desvendado, ainda antes da apresentação oficial. Apesar do nome, o modelo tem já passagem garantida à produção, enquanto proposta “sub-Type R”.

Concebido em cima daquela que será a 10.ª geração do incontornável familiar compacto japonês, que pela primeira vez será comercializado nos EUA, tanto no formato sedan como coupé, o Civic Si Prototype apresenta-se com um extenso kit visual e aerodinâmico, do qual fazem parte difusores dianteiro e traseiro, uma asa traseira e uma saída de escape generosa, em formato trapezoidal.

Segundo as informações entretanto divulgadas pela Honda, este Civic Si será a mais potente das versões que já envergaram a etiqueta Si, ainda que utilizando o quatro cilindros 1,5 litros turbo a gasolina, com caixa manual de seis velocidades acoplada. Embora a Honda se recuse a avançar quaisquer números, tudo leva a crer que o bloco venha a debitar uma potência superior àquela que oferece nas versões mais “civilizadas”. No entanto, certamente, inferior aos 314 cv disponibilizados com a nona geração do Civic Type R.

Entre os argumentos do Civic Si Prototype, destaque para as jantes de 19″ com pneus 235/35, a somar a uma suspensão activa, sistema de apoio na direcção e um diferencial de deslizamento limitado.

No habitáculo, o Honda exibe pespontos a linha vermelha nas portas, volante e caixa de velocidades, assim como nos bancos desportivos, os quais contam ainda com o logótipo Si gravado nas costas. Do pacote fazem ainda parte os pedais e manche da caixa de velocidades em alumínio, instrumentação e iluminação do sistema áudio a vermelho, além de aplicações em fibra de carbono.

Por apurar fica em que mercados, quando e por que preços será disponibilizada a versão de produção (que não deverá andar muito distante do modelo agora apresentado) deste Honda Civic Si Prototype.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR