A Estância de Esqui da Serra da Estrela vai passar a integrar a Associação Turística de Estâncias de Esqui e Montanha (ATUDEM), organismo que agrega várias estâncias de esqui espanholas, disse esta quarta-feira à Agência Lusa o diretor da única estrutura portuguesa do setor.

“Visto que fazia todo o sentido integrarmos uma associação e tendo em conta que em Portugal somos a única estância de esqui, optámos por estabelecer contacto com a rede que está mais próxima de nós — a ATUDEM — que passamos agora a integrar”, explicou Carlos Varandas.

O responsável salientou a importância desta ligação em termos de valorização e desenvolvimento da Estância de Esqui e destacou que “é uma enorme mais-valia”. “É uma rede que nos permitirá partilhar informação e tirar partido do conhecimento e do saber fazer que existe nas estâncias espanholas”, disse.

Segundo adiantou, a aposta enquadra-se na estratégia de “desenvolvimento permanente” da estância com o objetivo de melhorar as respostas para os esquiadores que todos os anos passam pela Serra da Estrela. Entre os projetos a seguir o apadrinhamento pela estância de Baqueira Beret com vista a proporcionar um desconto nos preços para os esquiadores da Serra da Estrela que também queiram visitar aquela estrutura espanhola.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Carlos Varandas considera ainda que esta parceria em rede poderá ser uma ajuda caso a Turistrela, empresa concessionária do Turismo da Serra da Estrela e proprietária da estância, obtenha autorização para a implementação das telecabines de acesso à torre, projeto que envolveria um investimento global de 35 milhões de euros. “Continuamos a lutar por esse projeto, do qual não abdicaremos, e a fazer o que é possível enquanto esperamos pelo aval da tutela”, referiu.

A abertura oficial das pistas de esqui da Serra da Estrela está prevista para dia 10 de dezembro, data que será assinalada com a promoção do primeiro Sunset Ski Party. Organizado pela Turistrela em parceria com o Turismo do Centro, as câmaras da Covilhã e de Seia e operadores hoteleiros e empresários da região, este evento deverá reunirá entre 2.500 a três mil pessoas.

De acordo com o programado para esta época, a estância deverá estar aberta até dia 25 de abril, ou seja, caso as condições climatéricas o permitiam, terá 137 dias de funcionamento. O objetivo da estância é atingir a meta dos 50 mil esquiadores.