É uma espécie de cavalo de Tróia — como lhe chama o El País — dentro dos telemóveis: um software de espionagem foi instalado em mais de 700 milhões de telemóveis fabricados na China, que faz com que o conteúdo de mensagens, localização e registo de chamadas sejam enviadas por SMS para servidores, alegadamente instalados na China, a cada 72 horas. O software está escondido no sistema operativo, de forma a que o consumidor não se aperceba.

O software — denunciado pela empresa de segurança digital Kryptowire — pertence à empresa China Adups que, de forma aparentemente intencional, foi instalado em mais de 700 milhões de telemóveis, a maioria em modelos “baratos”. A Blu foi uma das fabricantes afetadas, já que tinha o software instalado (entretanto já removido) em 120 mil smartphones. A ZTE e Huawei também enfrentam a suspeita de ter este software espião. Em 2013, já tinha acontecido o mesmo com a HTC, mas na altura o erro teria sido involuntário e não intencional, como agora se parece verificar.

O hacker mexicano Salvador Mendoza — conhecido por suas demonstrações em conferências sobre vulnerabilidades em telemóveis — pede cautela quanto à autoria e finalidade deste software: “Embora se diga que os dados estavam a ser direcionados para um servidor na China, não se pode atribuí-los enquanto não houver uma investigação. É precipitado e poderia gerar mais confusão”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR