O nome da empresa japonesa Rakuten ficou conhecida para a maioria das pessoas apenas ontem, quando o FC Barcelona a anunciou como o principal patrocinador do clube a partir da próxima temporada.

No entanto, não é de agora que Hiroshi Mikitani, presidente da Rakuten, tentava uma ligação entre a sua empresa e o ‘desporto rei’. O jornal espanhol online Mundo Deportivo deu a conhecer que Mikitani já tinha tentado o mercado inglês.

Decorria o ano 2012, quando a empresa japonesa procurou patrocinar o Manchester City. O jornal desportivo espanhol conta que o clube e a empresa estiveram quase a fechar contrato. No entanto, houve uma exigência por parte de Hiroshi Mikitani que fez com que o City voltasse atrás. As cores. O presidente da Rakuten queria que o clube alterasse o seu equipamento. Em vez de azul celeste e branco o City teria de envergar o vermelho e branco.

A alteração até podia ter ido adiante, pois nos primeiros anos de vida, uma das cores do clube foi efetivamente o vermelho. No entanto, nos tempos que correm isso seria intolerável para os fãs. Essas são agora as cores que o eterno rival Manchester United. O presidente da Rakuten justificou o pedido da alteração como uma forma para atrair mais adeptos da Ásia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR