Historiadores, fotógrafos, editores e curadores. Todos foram questionados pela Time sobre quais seriam as fotografias que, ao longo de toda a História documentada, mais influenciaram o percurso da sociedade. Com as respostas, a revista norte-americana desvendou esta quinta-feira as cem imagens mais épicas de sempre e conta-lhe os enredos por detrás delas. Agora, o Observador encontrou 56 delas e leva-as até si.

Olhar para as imagens divulgadas pela Time num formato inovador — que também vai ser convertido em vídeo e em livro — é olhar para a História do mundo e para o lugar do Homem no planeta. Desde a primeira fotografia tirada com um telemóvel até à que captou uma cruz de Cristo mergulhada em urina, passando pelas famosas fotografias de Robert Capa, Pete Souza ou Kevin Carter, nada escapou à linha do tempo “pintada” pela Time nas escolhas de 2016. Nada, nem mesmo às míticas imagens da conquista do espaço às mais tristes lembranças da crise dos refugiados.

O critério não era apenas o mediatismo das imagens. Muitas das fotografias incluídas na fotogaleria não são conhecidas pela maior parte do público, mas são um ponto final – ou um parágrafo – na nossa caminhada enquanto espécie. Pode consultar a lista completa aqui, mas abrimos-lhe a cortina lá em cima na nossa fotogaleria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR