O Facebook comprou uma startup que trabalha com a tecnologia de reconhecimento facial, a FacioMetrics. Esta empresa criou um software que consegue detetar seis emoções diferentes através das expressões faciais.

em 2015 Mark Zuckerberg fez planos relacionados com a inteligência artificial, algo ambicioso e que não chegou a ser concretizado (pelo menos até agora), e que passava por criar um robô para ajudar em algumas tarefas domésticas. Durante a última Web Summit, conferência de empreendedorismo, tecnologia e inovação, os responsáveis do Facebook falaram um pouco do futuro e da inteligência artificial, um ramo em que pretendem dar cartas.

Segundo o TechCrunch, a aquisição da FacioMetrics corresponde à estratégia do Facebook para o futuro, nomeadamente por desenvolver “aplicações futuras de aprendizagem em mobile: controlos baseados em gestos, reconhecer expressões faciais e realizar ações relacionadas”, anunciou a rede social.

A propósito deste novo investimento (os valores do negócio não são conhecidos), o Facebook disse que “a forma como as pessoas partilham e comunicam está a mudar e coisas como máscaras e outros efeitos permitem que as pessoas se expressem de formas mais criativas e divertidas. Estamos entusiasmados por receber a equipa da FacioMetrics que ajudará a colocar efeitos divertidos em fotografias e vídeos e construir experiências partilháveis ainda mais cativantes.”

Este negócio pode abrir portas a novas funcionalidades no Facebook como, por exemplo, reagir às publicações através das expressões faciais do utilizador, ou seja, dar vida às emoções presentes na rede social mais utilizada do mundo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR