Jovens luso-americanos de três estados reúnem-se este domingo numa conferência em Yonkers, no estado de Nova Iorque, para discutir como vencer na sociedade americana mantendo as suas raízes.

Entre os convidados especiais, estão a fadista Nathalie Pires, a jornalista da ABC NEWS Diane Macedo, o gestor da Associated Press Francesco Marconi, a médica Sophia Peixoto-Umphress, o polícia Fred Martins, a gestora Janice Duarte e o ex-jogador de futebol Craig Pinto.

“Esta é a segunda edição do New York Portuguese American Youth Conference. Devido ao sucesso do ano passado, decidiu-se repetir este ano e esperamos que se torne num evento anual”, afirmou à Lusa uma das organizadoras do evento, Isabelle Coelho Marques.

O encontro é responsabilidade da New York Portuguese American Leadership Conference (NYPALC) e, segundo Coelho Marques, tem “o objetivo principal de promover a cultura e língua Portuguesa” e “estimular e motivar os nossos jovens a lutar pelos seus sonhos e, manterem-se sempre ligados as suas raízes.”

O programa da conferência tem duas partes: na primeira parte, crianças de idade escolar farão atividades com alunos de outras escolas comunitárias portuguesas; na segunda parte, alunos do ensino secundário, universidades e jovens vão discutir como ser português motivou e influenciou as suas carreiras e vidas pessoais.

Entre os convidados estão ainda o embaixador de Portugal no país, Domingos Fezas Vital, o presidente da câmara de Yonkers, Mike Spano, a deputada estadual Shelley Mayers e a senadora estadual Andrea Stewart-Cousins.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR