Cristiano Ronaldo, pela 13.ª vez, um recorde, Rui Patrício, Pepe e Raphael Guerreiro integram os 40 jogadores nomeados para a Equipa do Ano 2016 dos utilizadores do site da UEFA, anunciou esta segunda-feira aquele organismo.

Campeões europeus por Portugal e, no caso de Cristiano Ronaldo e de Pepe, vencedores da Liga dos Campões em 2015/16, os quatro jogadores foram os portugueses escolhidos pelos editores da UEFA para a eleição anual.

Para a 16.ª edição da votação anual, os utilizadores poderão escolher entre quatro guarda-redes, 12 defesas, 12 médios e 12 avançados, tendo a nomeação, segundo a UEFA, sido feita “com base nos seus desempenhos por clube e seleção em 2016“.

A votação pode ser feita em pt.toty.uefa.com e vai decorrer até 03 de janeiro, sendo o ‘onze’ mais votado anunciado na quinta-feira seguinte, a 05 de janeiro, no site da UEFA.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Real Madrid, vencedor da Liga dos Campeões, é quem fornece mais nomeados para a Equipa do Ano do UEFA com (oito), entre os quais Cristiano Ronaldo, atual Melhor Jogador da UEFA na Europa, naquela que é a sua 13ª nomeação, um registo recorde.

O Atlético de Madrid, finalista vencido da Liga dos Campeões, e o FC Barcelona contam cada um com cinco nomeações. Na lista total figuram 21 clubes (incluindo casos em que o mesmo jogador representou dois clubes em 2016), de seis campeonatos diferentes e 17 nacionalidades. No total, 15 dos 40 nomeados são estreantes.

Em 2015, enquanto Ronaldo se tornou no primeiro jogador a ser escolhido dez vezes, Lionel Messi foi o mais votado, com 448.445 votos, numa eleição que, segundo a UEFA, teve “mais de sete milhões de votos”.