O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, afirmou esta segunda-feira que os Estados Unidos continuarão a apoiar militarmente a Europa, depois de uma conversa telefónica com o presidente eleito, Donald Trump.

“Falei com Trump na sexta-feira por telefone e assegurou-me o seu total apoio à cooperação com a NATO”, disse o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte.

Stoltenberg, que participa na Assembleia Parlamentar da NATO, salientou que os outros aliados têm que respeitar o compromisso de contribuírem com pelo menos 02 por cento do Produto Interno Bruto para a defesa.

Se todos os aliados pagarem, lembrou, a NATO fica com um orçamento de mais 100 mil dólares, adiantando que a Europa tem que cumprir com os seus compromissos se quer que os EUA também cumpra.

“É normal que após a Guerra Fria, quando as tensões diminuíram, se tenha baixado também a despesas com a defesa, mas agora, quando as tensões aumentam, devemos ser capazes de reforçar as despesas com a defesa”, disse.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR