Inês Franco trabalha há 17 anos como maquilhadora profissional, mas hoje em dia os seus pincéis são usados em mais do que trabalhos de televisão, publicidade e fotografia. Atualmente é responsável pela maquilhagem e cabelos de Cristina Ferreira, dá workshops de automaquilhagem no seu atelier e partilha truques no próprio blogue e canal de YouTube. O seu primeiro Guia Prático de Maquilhagem vendeu mais de 25 mil exemplares mas o segundo livro Maquilhagem e Cabelos promete ensinar mais do que o seu icónico eyeliner longo que aumenta o olho.

“Decidi alargar horizontes. Para além da maquilhagem, que abordo neste livro com técnicas novas, resolvi também falar de cabelos e das mais variadas formas de os usar”, justifica na nova obra, lançada em outubro. “Não consigo guardar só para mim os segredos que uso diariamente quando maquilho modelos, atrizes ou apresentadoras de televisão como a Cristina Ferreira ou a Sílvia Alberto.” O nome do livro foi inspirado na página de Facebook de Inês Franco, com mais de 230 mil seguidores. O número aumenta a um ritmo de mil gostos por semana e vem acompanhado de dúvidas, perguntas e questões sobre técnicas-base da maquilhagem.

image007

O livro foi publicado pela Esfera dos Livros e custa 17,90€.

As respostas vêm em forma de maquilhagens arrojadas e penteados modernos com possibilidades infinitas, tal como Inês Franco já nos habituou. No total, são 15 looks que pode recriar com produtos que já tem em casa. Para a ajudar, convidámos a maquilhadora a vir ao Observador para partilhar passo a passo alguns truques, técnicas e segredos com duas maquilhagens e dois penteados de outono:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Maquilhagem rejuvenescedora

[jwplatform 5Azw2bXI]

“A ideia desta maquilhagem é rejuvenescer e mostrar que o batom vermelho mate não envelhece. O truque para disfarçar as pálpebras descaídas é usar uma sombra mais escura do que o tom de pele“, aconselha Inês Franco. Para tal, precisa de uma sombra bege e castanha, eyeliner preto e bege, rímel, base, corretor, blush, pó matificante, lápis de lábios e batom vermelho.

Penteado volumoso

[jwplatform rml47NjA]

Para este penteado, só precisa de um ferro de enrolar. “O cabelo quer-se com volume mas descontraído, para não pesar“, sugere a maquilhadora profissional. Como? Enrole madeixas aleatórias de cabelo num ferro e prenda. De seguida, insira as mãos dentro do cabelo e sacuda-o para dar volume.

Maquilhagem iluminadora

[jwplatform tcrCI2uP]

Para iluminar o rosto, opte por uns smokey eyes em tons de bronze porque “tornam o olhar muito sexy“, adianta Inês Franco. Depois do primer, pinte o olho com lápis preto desde a raiz das pestanas até à pálpebra móvel. De seguida, pinte a linha de água e aplique uma sombra castanha até ao côncavo. Esbata a mesma sombra por baixo das pestanas inferiores e aplique uma sombra bege ao longo do arco da sobrancelha. Se preferir, aplique brilhos com leves batidas na pálpebra móvel e finalize com bastante rímel nas pestanas de cima e de baixo. Finalize com base, corretor e um blush com um toque acetinado para dar luz ao rosto. Aposte num batom nude para suavizar o look.

Penteado duplo

[jwplatform nGGqAEvb]

“É um rabo de cavalo cheio de volume e que não tira comprimento ao cabelo“, explica a maquilhadora profissional. Depois de dar uns jeitos leves ao cabelo com o ferro de enrolar, separe a parte de cima e prenda-o. Na parte de baixo do cabelo faça um rabo-de-cavalo na direção das orelhas. De seguida, separe a parte de cima do cabelo em pequenas madeixas e ripe do meio até às raízes. Passe com a escova de ripar na parte de cima para alisar. Prenda com um elástico e ripe de forma a ganhar volume perto do elástico.