A Volvo decidiu averiguar a fundo quais as necessidades sentidas pelos seus clientes que ainda não estariam satisfeitas. E identificou várias. Exemplos? Reabastecer e lavar o automóvel. Levá-lo (e ir buscá-lo…) à revisão. Ou mesmo ter a sua viatura transferida para um local diferente daquele em que foi deixada, sempre que necessário. Os números são ilustrativos: 70% dos clientes da marca apreciaria dispor do primeiro serviço, 56% do segundo e 49% do terceiro. O que levou a casa de Gotemburgo a debruçar-se sobre o tema e a agir em conformidade.

Para tal, a Volvo desenvolveu uma nova app para smartphones e contactou diversos parceiros, de modo a que estas tarefas possam deixar de ser executadas pelos proprietários dos seus modelos. Ao utilizador, mais não é necessário do que identificar quais os serviços disponíveis nas imediações do local em que se encontra e requisitá-las através do seu telemóvel. Os pedidos são, depois, reencaminhados para um fornecedor de serviços da marca, que se encarregará, então, do reabastecimento, da lavagem ou da assistência técnica do veículo.

[jwplatform yqHsnfqL]

Para garantir a segurança de toda a operação, a app em questão gera uma chave digital de acesso ao automóvel, específica para uma determinada hora e local, que é enviada ao fornecedor do serviço eleito, e que expira mal este esteja terminado, voltando a trancar o veículo. Se o utilizador assim o desejar, o automóvel pode ainda ser devolvido no local onde foi recolhido, ou noutro completamente distinto, assim seja esse o seu desejo.

Para já, este é apenas um programa-piloto, que nesta fase experimental só está disponível em São Francisco, nos Estados Unidos da América, destinando-se somente aos proprietários de modelos S90 e XC90. Arranca com cerca de 300 participantes, mas o objectivo da Volvo é que os seus novos serviços de concierge automóvel venham a integrar, logo que possível, a sua plataforma móvel On Call, e nas mais variadas latitudes. Fica ainda a promessa da marca de que isto é só o princípio, e que muitos mais serviços inovadores serão oferecidos a breve trecho.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR