Verdadeiro porta-estandarte do design da casa de Ingolstadt, o Audi A5 chega hoje aos concessionários portugueses, para já apenas na versão Coupé (preços podem ser consultados aqui), naquela que é a sua segunda geração.

Com um novo chassi, o que lhe permite reivindicar mais espaço e menos peso, o modelo conta com as mais recentes tecnologias de segurança e de entretenimento, além de motores mais potentes (17% em média) e mais eficazes (22% mais económicos), a que urge aliar um preço que, nas versões a gasolina, chega mesmo a ser inferior ao da geração anterior, devido às menores emissões poluentes.

Lançada no mercado em 2007, de início também apenas na versão Coupé (o Sportaback e o Cabriolet chegaram apenas dois anos depois, em 2009), a verdade é que não foi preciso muito para que o A5 se afirmasse no mercado, desde logo através de um design desportivo e pleno de elegância, aliado a um generoso habitáculo, o que lhe permite figurar entre os melhores coupés em termos de volume interior. Foram estes argumentos que lhe permitiram tornar-se um sucesso de vendas.

Audi A5 Coupé

A qualidade de construção foi melhorada e o prático cockpit virtual passa a estar disponível

Com a nova geração, que inicia hoje a sua comercialização em Portugal, é mais uma vez a versão Coupé a abrir o palco, uma vez que só em Fevereiro surgirá o Sportback, a carroçaria de cinco portas que promete ter a maior procura, para dois meses depois ser a vez do Cabriolet.

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No capítulo das motorizações, a estreia do novo A5 Coupé far-se-á com dois motores diesel, o 2.0 TDI de 190 cv e o V6 3.0 TDI de 218 cv, sendo que, em Fevereiro deverá chegar o primeiro e único bloco a gasolina, o surpreendente 1.4 TFSI. Já em Junho, será a vez daquele que deverá ser o motor mais procurado, o 2.0 TDI de 150 cv, bem como da motorização mais potente à disposição no novo A5, o V6 3.0 TDI com 286 cv de potência.

Audi A5 Coupé

Todos os comandos estão ao alcance do condutor, com vários botões de acesso directo e um prático touchpad do sistema MMI

A acompanhar estas motorizações está a já tradicional caixa manual de seis velocidades ou, em alternativa, a nova caixa automática de dupla embraiagem S tronic de sete velocidades, ambas disponíveis para os motores de quatro cilindros e para o menos potente V6, já que o topo de gama V6 3,0 litros TDI, de 286 cv, receberá uma caixa Tiptronic de oito velocidades, curiosamente a mesma solução destinada à versão mais desportiva, a S5, que ostentará debaixo do capot um V6 3.0 TFSI a gasolina com 354 cv, ou seja, mais 21 cv que no antecessor.

Ainda no capítulo técnico, de realçar a melhorada tracção integral quattro, acompanhada de um diferencial central autoblocante, além de uma suspensão de cinco braços à frente e atrás, solução que pode ser trocada por outra mais evoluída, com controlo de amortecimento, integrada no sistema de modos de condução Audi drive select. Já a direcção, assistida electromecanicamente, tem como opcional um sistema dinâmico e adaptativo.

A segunda geração A5 beneficia de uma nova plataforma, a mesma MLB Evo estreada no Audi A4, e que veio não só permitir uma redução no peso em cerca de 60 kg e uma melhoria do coeficiente aerodinâmico para 0,25 (referência no segmento), como também um incremento no comprimento e, principalmente, na distância entre eixos. É sobretudo este último que permitiu uma melhoria das quotas de habitabilidade, a par de um aumento na capacidade da bagageira em 10 litros, que assim passou a oferecer 465 litros.

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No habitáculo, destaque para o ambiente quase decalcado do novo A4, hoje em dia um exemplo de funcionalidade e ergonomia, mas também high-tech. A começar pelo sistema de infoentretenimento MMI, com botão rotativo de controlo e touchpad, sendo que passa a estar igualmente disponível o Audi Virtual Cockpit de 12,3″ (uma estreia no modelo, embora opcional), assim como uma iluminação ambiente com 30 tons diferentes. Mas também ela opcional.

Quanto ao equipamento proposto em Portugal, país onde o novo Audi A5 será proposto em três níveis – Base, Sport e Design –, destaque para a disponibilização de argumentos como o Audi Connect com Safety Service, o sistema de som da Bang & Olufsen 3D e a iluminação Matrix LED com 16 LED por farol e 64 estágios em cada LED, a permitir uma variedade de focos quase infindável! Todo o equipamento de série pode ser consultado aqui.

Audi A5 Coupé

Os faróis são Matrix LED, com 16 LED por farol, com 64 distintos estágios de intensidade

No domínio dos sistemas de ajuda à condução, soluções como o Audi pre sense city (de série), activo até aos 85 km/h; o cruise control adaptativo com assistente de trânsito, que é também, e segundo o fabricante, o início da condução autónoma, ao permitir entre 30 a 60 segundos de condução sem qualquer intervenção do condutor, desde que a velocidades até 65 km/h. Disponíveis estão também o assistente de viragem, o aviso de saída de faixa, a assistência ao parqueamento e ajuda à saída do estacionamento.

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Uma palavra para o Audi S5 Coupé, cujo maior argumento será a capacidade de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 4,7 segundos, com consumos que a marca fixa em 7,3 l/100 km. Tudo isto complementado por um design exterior especialmente desportivo.

O novo coupé está disponível nos concessionários nacionais, com preços a partir de 47.840€ (2.0 TDI 190 com nível de equipamento Base). Sendo que a opção pela caixa S tronic implica mais 2.450€, ao passo que a inclusão, quer da linha de equipamento Sport, quer da Design, exige o pagamento de mais 2.750€. Todos os opcionais, e respectivos preços, podem ser consultados aqui.