O Conselho de Ministros aprovou, esta quinta-feira, a nomeação de Gabriela Figueiredo Dias como presidente da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), assim como Margarida de Matos Rosa para a Autoridade da Concorrência.

Na conferência de imprensa do Conselho de Ministros desta quinta-feira foi anunciada a aprovação das nomeações públicas para os cargos de presidente, vice-presidente e vogal do Conselho de Administração da CMVM: Gabriela Figueiredo Dias, Filomena Pereira de Oliveira e Rui Correia Pinto, respetivamente.

O Conselho de Ministros deu ainda luz verde à nomeação de Margarida de Matos Rosa para o cargo de presidente do Conselho de Administração da Autoridade da Concorrência.

Segundo o executivo, todas estas nomeações foram atestadas através do parecer favorável da Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CRESAP) e cumprem o Programa do Governo ao assegurar o princípio da alternância de género.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Foi ainda nomeado para o cargo de vogal executivo com funções de diretor clínico do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra José Martins Nunes, atual presidente do mesmo centro hospitalar”, refere ainda o comunicado.

Gabriela Figueiredo Dias era vice-presidente da CMVM desde julho de 2015, tendo sido nomeada este mês vice-presidente do Comité de Corporate Governance da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) em representação de Portugal.

A advogada e docente universitária Gabriela Figueiredo Dias está na CMVM desde 2007 e desempenhou diversos cargos na entidade.