A data

O Victoria’s Secret Fashion Show de 2016 será transmitido no dia 5 de dezembro no canal de televisão norte-americano CBS mas a gravação do desfile está agendada para o próximo dia 30 de novembro por volta das 20h (19h em Portugal). Os convidados da marca de lingerie, imprensa e acompanhantes das modelos começam a ser sentados uma hora antes e são incentivados a não partilhar imagens e vídeos do desfile antes do dia da transmissão televisiva. Já as modelos chegam ao local logo de manhã para serem penteadas e maquilhadas. Nos bastidores, a imprensa credenciada tem ainda a oportunidade de fazer entrevistas e fotografar as modelos. Sabe-se também que, este ano, a Victoria’s Secret reforçou a segurança à entrada do local. Segue-se uma after party com direito a passadeira cor-de-rosa (e um dress code de cocktail) onde não faltarão vestidos sensuais e provocantes.

O local

Pela primeira vez, a marca de lingerie estreia-se na capital francesa. Os desfiles são normalmente filmados em Nova Iorque (com exceção do fashion show de 2014 que decorreu em Londres) mas a mudança de local veio para aumentar as audiências em 2016, depois de uma queda de 32 por cento no número de espetadores que assistiram ao desfile no ano passado.

A localização escolhida não foi a Torre Eiffel (e muito menos o Moulin Rouge) mas o famoso edifício Grand Palais — conhecido por receber os extravagantes desfiles da Chanel nas semanas de moda de Paris. Um dos maiores desafios para a marca foi incorporar as características do carismático espaço no setting do desfile que requer bancadas, efeitos especiais e muita iluminação. Da organização fica a promessa que o Grand Palais será bem valorizado no próximo dia 5 de dezembro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

As modelos

Com o record de um total de 54 modelos, este será o maior desfile anual na história da Victoria’s Secret. Na lista entra o anjo português Sara Sampaio, a angolana Maria Borges, a brasileira Daniela Braga e a russa Irina Shayk. Entre as 18 novatas que vão desfilar na passerelle da marca norte-americana destaca-se Bella Hadid, Alanna Arrington (a mais nova com 18 anos), Lais Oliveira, Zuri Tibby e Herieth Paul. Behati Prinsloo e Candice Swanepoel fazem parte das ausências depois de darem à luz no mês de outubro, mas estima-se que voltarão em 2017.

Destaque ainda para o regresso de Kendall Jenner, Adriana Lima e Karlie Kloss que, depois de uma pausa de um ano para se concentrar nos estudos, voltará a vestir o roupão VS. Nem todas com o estatuto de anjo (o ano passado foram cerca de 15) mas como modelos da marca, a primeira etapa para ganhar as cobiçadas asas que significam representar a Victoria’s Secret em todos os suportes — campanhas fotográficas incluídas.

Os artistas

No que toca à lista de convidados musicais, a Victoria’s Secret fez o que ninguém estava à espera: voltou a convidar The Weeknd, desta vez para apresentar o seu novo álbum Starboy. As expetativas de ver o repetente a declarar-se à estreante Bella Hadid na passerelle da marca eram altas, mas o casal separou-se entretanto. Sabe-se ainda que Lady Gaga está entre a lista de convidados musicais para apresentar o álbum Joanne, assim como Bruno Mars, que se prepara para cantar o novo single “Versace On The Floor” ao lado dos anjos.

A preparação

Não é novidade que as modelos se preparam com um ano de antecedência para estarem em forma para o grande dia e Sara Sampaio não é exceção. “Quando estava em Portugal e dizia que um dia estaria na Victoria’s Secret, os outros diziam ‘sim, está bem Sara’. Quando alguém me diz que não consigo fazer alguma coisa, eu digo: espera e vê”, diz a modelo em entrevista à marca. Já uns meses antes do desfile, anjos como Adriana Lima e Alessandra Ambrosio conjugam uma dieta alimentar rígida com treinos de exercícios intensivos para terem um ventre liso e abdominais definidos.

A coleção

O espetáculo será dividido em seis secções: “The Road Ahead”, “Secret Angel”, “Mountain Romance”, “Pink Nation”, “Dark Angel” e “Bright Night Angel”. Esperam-nos muitos macacões, peças em pele, colares feitos à mão e até uma mala em forma de cão na linha PINK que ficou a cargo da criatividade de Nicopanda.

Sara Sampaio ficará responsável por encerrar a segunda secção com umas asas (quase) da largura da passerelle. Já Jasmine Tookes foi escolhida para desfilar com o sutiã de luxo “Fantasy Bra”, a maior honra do evento. Composto por esmeraldas e diamantes, está avaliado em três milhões de dólares e foi desenhado por Eddie Borgo.