Não é de estranhar que, na Volvo, qualquer nova solução tecnológica integrada nos seus veículos seja aproveitada para incrementar a segurança de quem a bordo dos mesmos segue. Mesmo que esse não tenha sido, originalmente, o seu objectivo principal.

É o que acontece com a conectividade oferecida pelos evoluídos sistemas de infoentretenimento instalados nos modelos da Série 90, de que a marca de Gotemburgo decidiu fazer uso para criar dois novos sistemas que em breve farão a sua estreia nos XC90, S90, e V90. Na base dos mesmos está a recolha e partilha de informação entre veículos armazenada em cloud, capaz de alertar o condutor para potenciais situações de perigo durante a condução.

Em qualquer dos casos, o princípio de funcionamento é bastante simples. Perante perigos reais, ou eventuais, a informação é recolhida e enviada para uma cloud, que depois a transmite a outros veículos que circulem nas proximidades e estejam ligados à mesma rede. Tudo em tempo real, para que o condutor possa ser avisado com a máxima brevidade.

Um desses novos sistemas dá pelo nome de Slippery Road Alert e, como o seu próprio nome indica, tem por missão garantir que o condutor terá mais atenção às condições do piso sobre o qual circula, por via do risco potencial de o mesmo poder oferecer reduzidas condições de aderência. Na prática, quando perante um piso escorregadio, o veículo que detecta tal situação envia a informação correspondente para a cloud, a qual é depois transmitida aos veículos que sigam mais atrás.

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De modo muito semelhante funciona o Hazard Light Alert. Só que, aqui, o que está em causa é a activação das luzes de emergência (os chamados “quatro piscas”). Sempre que estas sejam accionadas num veículo que siga na frente, os que circulam mais atrás são informados de tal facto, permitindo ao condutor adoptar uma postura mais defensiva, por poder estar na iminência de uma situação de perigo potencial – algo especialmente útil em estradas de reduzida visibilidade.

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De salientar que a Volvo garante, ainda, que a referida recolha de informação por parte dos veículos é totalmente anónima, não sendo utilizada para outro fim que não o proposto. Os dois novos sistemas de segurança da casa nórdica começarão por estar disponíveis na Suécia e na Noruega, mas está previsto o respectivo lançamento, numa fase posterior, noutros mercados.