As pensões até 628 euros que não receberam qualquer aumento com o Governo anterior vão mesmo aumentar até 10 euros em agosto, mas as pensões mais baixas euros vão ter aumentos diferenciados: as que não tiveram quaisquer aumentos entre 2011 a 2015 vão subir 10 euros, as restantes, que já tiveram atualizações, sobem apenas 6 euros. O Parlamento aprovou esta quinta-feira proposta do PS que consagra estes aumentos, mas chumbou todas as restantes. PCP e CDS-PP tinham propostas para ir mais longe, mas não se entenderam.

Este aumento, no entanto, acontece só em agosto, conforme aparece estipulado na proposta de Orçamento do Estado do Governo. A proposta do PCP para aumento de 10 euros em todas as pensões foi chumbada pelo PS, com abstenção da direita, assim como proposta do CDS para que pensões mínimas também tivessem aumento de 10 euros acabou chumbada por toda a esquerda (PCP incluído).

O CDS queria ir mais longe ao propor um aumento líquido de 10 euros para os pensionistas com pensões mínimas, sociais e rurais (abaixo de 275 euros), mas a sua proposta acabou chumbada, tal como a proposta do PSD de proceder a este aumento já em janeiro, e não apenas em agosto como o Governo prevê.

Também o PCP queria mais e apresentou uma proposta para que o aumento extra de 10 euros fosse estendido para todas as pensões, mas viu as suas intenções travadas pelo PS, que votou contra. O PSD e o CDS abstiveram-se. Eram as únicas hipóteses de haver um aumento maior para as pensões mais baixas, mas caíram por terra.

Todas as pensões terão uma atualização regular em função do valor da inflação (as mais altas um pouco abaixo da inflação), e em agosto acumulam o restante aumento. Esse aumento extraordinário, mais o aumento previsto na lei, pode dar, no máximo, os aumentos de 6 a 10 euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR