A companhia aérea Emirates, dos Emirados Árabes Unidos, e o Dubai Miracle Garden — considerado o maior jardim de flores naturais do mundo –, juntaram-se para criar a maior escultura floral alguma fez feita: um avião A380. A criação ainda não está terminada mas espera-se que reúna um total de cinco milhões de plantas e flores, pesando 100 toneladas.

São 30 toneladas de aço com um manto de flores — de sete variedades — com cerca de 7.460 metros quadrados, que vai cobrir 10% da área do jardim. O logótipo da Emirates é composto por 9.000 plantas e flores enquanto as grandes asas do avião, com 80,27 metros de largura, levam 100.000 flores. O motor do avião terá ventoinhas em movimento.

A escolha do modelo A380 ficou a dever-se à sua popularidade junto dos passageiros e por ser amigo do ambiente. O projeto envolve 200 jardineiros a trabalhar 10 horas por dia ao longo de 180 dias.

Escolhemos objetos e damos-lhes vida através das flores e plantas, estabelecendo assim uma ligação com os nossos visitantes. Nós esperamos que, quando os visitantes se aproximarem do A380, seja possível perceberem a dimensão da construção”, explica o criador e co-fundador do Dubai Miracle Garden em comunicado.

O Dubai Miracle Garden é conhecido pela abordagem à horticultura e ao paisagismo sustentável. O arranjo do A380 da Emirates foi preparado com materiais recicláveis e as plantas e flores são irrigadas através de um sistema de gota-a-gota, especialmente desenhado para a estrutura, mantendo-a hidratada e verdejante durante toda a exposição. A escultura será exposta no dia 27 de novembro e será vista a partir de uma plataforma de dois andares.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR