Os distritos da Guarda e Castelo Branco estão, esta sexta-feira, sob ‘Aviso Laranja’ devido à previsão de queda de neve acima dos 1.200 metros, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). De acordo com o IPMA, os distritos da Guarda e Castelo Branco vão estar sob ‘Aviso Laranja’ entre as 5h25 desta sexta-feira e as 6h de sábado.

O instituto colocou também os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Viseu e Coimbra sob ‘Aviso Amarelo’ até às 12h desta sexta-feira por causa da queda de neve acima dos 800 metros.

Sob ‘Aviso Amarelo’ estão também os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Lisboa, Setúbal por causa do vento forte com rajadas até 70 quilómetros por hora até às 18h desta sexta-feira. O IPMA emitiu ainda ‘Aviso Amarelo’ para os distritos de Aveiro, Viseu, Coimbra, Setúbal, Portalegre e Évora devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes até às 18h desta sexta-feira.

O ‘Aviso Laranja’, é emitido devido a uma situação meteorológica de risco moderado e elevado e é aconselhado às pessoas para se manterem ao corrente da evolução das condições meteorológicas e seguir as orientações da Autoridade Nacional da Proteção Civil. O ‘Aviso Amarelo’ refere-se a uma “situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O IPMA prevê para esta sexta-feira na Região Norte céu geralmente muito nublado, aguaceiros, diminuindo de frequência a partir do final da manhã, queda de neve acima de 800 metros, subindo gradualmente a cota para 1.200 metros a partir da manhã.

Está também previsto vento moderado do quadrante leste, soprando temporariamente forte no litoral, com rajadas até 70 quilómetros por hora até ao início da tarde, e sendo forte a muito forte com rajadas até 100 quilómetros por hora nas terras altas e pequena subida de temperatura.

Na região Centro prevê-se céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes, possibilidade de ocorrência de trovoada, queda de neve acima de 800 metros, subindo gradualmente a cota para 1.200 metros a partir da manhã.

A previsão aponta ainda para vento moderado do quadrante leste, soprando temporariamente forte no litoral, com rajadas até 70 quilómetros por hora até ao início da tarde, e sendo forte a muito forte com rajadas até 100 quilómetros nas terras altas e pequena subida da temperatura mínima.

No sul prevê-se céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros por vezes fortes, possibilidade de ocorrência de trovoada, vento moderado do quadrante sul, soprando temporariamente forte de sudoeste no litoral oeste, com rajadas até 70 quilómetros por hora até ao início da tarde, e sendo forte de sueste com rajadas até 85 quilómetros nas terras altas e pequena subida da temperatura mínima.
Quanto às temperaturas, em Lisboa variam entre 10 e 15 graus Celsius, no Porto entre 7 e 13, em Vila Real entre 3 e 7, em Viana do Castelo e Braga entre 6 e 13, em Viseu entre 3 e 8, em Bragança entre 1 e 06, na Guarda entre 1 e 3, em Castelo Branco entre 6 e 10, em Coimbra entre 9 e 12, em Santarém entre 9 e 16, em Portalegre entre 6 e 9, em Évora entre 7 e 13, em Beja entre 8 e 15 e em Faro entre 10 e 18.