Histórico de atualizações
  • E é tudo do estádio do Bessa e do Boavista-Sporting. A crónica do jogo está quase, quase a sair “do forno” e poderá lê-la aqui, no Observador. Até mais!

  • FIM DE JOGO. Sporting vence Boavista (1-0) no Bessa

    O golo de Bas Dost chegou e bastou para o Sporting vencer e se aproximar do Benfica; está (à condição) a dois pontos do líder, que só amanhã recebe o Moreirense.

  • Sai Bruno César e entra Paulo Oliveira.

  • Rúben Semedo faz jogo perigoso, vê o segundo cartão amarelo e vai tomar banho mais cedo. Jesus vai fazer entre de imediato Paulo Oliveira.

  • À barra! Gelson vem em dribles pela direita, dribla enquanto acelera, acelera enquanto dribla, deixa meio Boavista para trás, assiste Bruno César à entrada da área, este coloca a bola entre as pernas de Carlos Santos, mira a baliza, puxa da canhota atrás e… PLIM! Agayev seguiu a bola com os olhos, ficou pregado ao chão, e com os olhos viu a trave tirá-la dali para fora.

  • Baralha e volta a dar, Jesus. Sai Campbell e entra Bryan Ruiz, costa-riquenho por costa-riquenho.

  • Campbell queria cruzar. Ou não. A verdade é que, à esquerda, olhou para a área, viu Bas Dost lá dentro, e entrou colocá-la no holandês. A bola saiu-lhe enviesada da canhota, seguiu na direção da baliza, e Agayev viu-se aflito para desviar a bola. Mas desviou. É o primeiro remate da segunda parte. Mas será que foi mesmo isso, um remate?

  • Ezequiel Schelotto sai lesionado. Entra João Pereira.

  • E volta a rrrrrolar bola no Bessa…

  • INTERVALO. Boavista-Sporting (0-1)

    Um golo solitário (mas merecido) de Bas Dost vai colocando o Sporting em vantagem.

  • Não foi um remate. Mas o Boavista acertou no poste direito de Patrício. Confuso? Fábio Espinho subiu pela direita e, chegado à linha de fundo, lá cruzou em esforço e atabalhoadamente. A bola seguiria para fora. Foi o que Patrício pensou. Mas acabaria traído por uma efeito “esquisito” que a bola fez. Depois do poste, ficou na pequena área em André Schembri, André atrasou para a entrada da área e Carraça “encheu” o pé. Muuuuuito por cima da barra. Patrício não ganhou para o susto…

  • Eles não se entendem nada mal, não senhor…

  • GOLO! 1-0 para o Sporting (Bas Dost, 25')

    É o sétimo golo de Bas Dost no campeonato, mas o mérito é todo ou quase todo de Gelson. À direita do ataque, Gelson driblou um, dois, e quem mais lhe viesse pela frente, olhou para a área, cruzou desde a esquina desta para o segundo poste, e o ponta-de-lança holandês do Sporting (nas costas de Philipe Sampaio) quase não precisou de saltar para desviar para golo. O Sporting fez por merecer estar na frente. O Boavista ainda nem à baliza de Patrício chutou.

  • Quando Gelson mete a primeira, ninguém mais o segura. Talocha não segurou. Bas Dost desmarcou-o à direita, a reeção da bola foi orientada para a frente, Gelson entrou na área e rematou cruzado depois. Ao lado do poste direito do Boavista. Pouco ao lado: um palmo, se tanto.

  • E sai mais um remate para o Sporting — são já dois e nenhum para os da casa. Qual Piqué, qual Hummels, Rúben Semedo pegou na bola, seguiu com ela meio-campo fora e, chegado à área do Boavista, passou-a a Gelson Martins. De costa para a baliza de Agayev, Gelson rodou em três tempos, o central Carlos Santos não rodou com ele, e rematou de seguida. Faltou-lhe a força nas caneta, o remate foi frouxo e o guarda-redes azeri (sim, há guarda-redes no Azerbeijão…) encaixou.

  • Ao poste! Campbell acelerou entre a defesa do Boavista, entre Edu Machado e Philipe Sampaio, entrou na área pela esquerda, ergueu a cabeça, viu Bas Dost (entretanto, já na pequena área) a chegar-se à área, cruzou atrasou e o holandês rematou de primeira com a canhota. Agayev estava batido — mas aquele “metal precioso” que evita golos fez as vezes do guarda-redes do Boavista. Começa bem o Sporting — e não só pelo remate ao poste; está mexido.

  • O Rui Miguel Tovar fez a antevisão do Boavista-Sporting e lembra-nos uma (escolhi esta, mas há mais; é ler, senhores…) história deste clássico:

    “Atrasemos o relógio até 1976, pior ano do Sporting até então com o 5.º lugar do campeonato. É a primeira época de Manuel Fernandes (26 golos em 29 jornadas) e a única de Jorge Jesus. À entrada para a 30ª e última jornada, o Sporting sabe da necessidade de um empate no Bessa para garantir o quarto lugar e por consequência a Taça UEFA. Tal não sucede porque o Sporting anda sem rei nem roque. Conta-nos Tomé, lateral-direito dos leões. “Não só perdemos por 3-1 como o FC Porto foi ganhar 3-2 à Luz, a perder 2-0 ao intervalo [é Júlio quem empurra o Sporting para o 5.o lugar aos 88’].” Quer isso dizer, o FCP faz 39 pontos e o SCP mantém os 38. Nesse 3-1, o Boavista abre vantagem pelo luvas pretas João Alves (21’). Salvador (47’) e Francisco Mário (50’) prolongam o estado de (des)graça – depende do ponto de vista. O Sporting reduz aos 87’, por Chico Faria.”

  • E rrrrrola a bola no Bessa!

    Sai o Boavista a jogar…

  • Por fim, quem joga no Sporting

    Sporting: Patrício; Schelotto, Coates, Rúben Semedo e Zeegelaar; Gelson, William, Adrien e Bruno César; Campbell e Bas Dost.

  • Primeiro, os da casa: eis o XI do Boavista

    Boavista: Agayev; Edu Machado, Philipe Sampaio, Carlos Santos e Talocha; Tengarrinha, Fábio Espinho e Carraça; Anderson Correia, Schembri e Renato Santos.

1 de 2